Frente fria muda o tempo neste fim de semana em parte do Sudeste do Brasil, trazendo chuva e queda de temperatura em São Paulo e no Rio de Janeiro. Uma massa de ar frio de trajetória marítima vai avançar pelo Leste do Sul do Brasil e alcançar parte do Sudeste, trazendo marcas menores nos termômetros.

A imagem de satélite do começo da tarde desta sexta-feira mostra que a frente fria atua entre os estados de Santa Catarina e do Paraná com muitas nuvens e instabilidade. A tendência é que esta frente alcance o estado de São Paulo nas próximas horas.

Por isso, esta sexta-feira tem ainda a presença de sol na cidade de São Paulo com temperatura alta, mas a cobertura de nebulosidade deve aumentar nas próximas horas, mas ainda sem previsão de registro de chuva na capital paulista.

Amanhã, entretanto, maior presença de nebulosidade na cidade de São Paulo com provável garoa ou chuva, predominantemente fraca a ocasionalmente moderada. Frente fria atua no Sul e no Leste paulista e haverá o ingresso de ar mais frio no decorrer do dia. Por isso, as máximas vão ficar entre 17ºC e 18ºC com as mínimas ocorrendo no final do dia, quando pode fazer 13ºC ou 14ºC.

No domingo, a instabilidade se afasta e o sol aparece com nuvens. O dia começa e termina frio com temperatura ao redor de 13ºC na capital paulista, mas em parte da cidade, como o Sul, a temperatura será menor. Já a tarde será amena com marcas nos termômetros ao redor ou pouco acima dos 20ºC.

Não há previsão de chuva para grande parte do interior de São Paulo. As precipitações vão se concentrar no Sul e no Leste paulista, no Vale do Ribeira, na costa, na região da Serra do Mar e na cidade de São Paulo e Grande São Paulo. Em área mais ao Sul e Oeste próxima do Paraná não se afasta instabilidade isolada. O Centro e o Norte paulista devem seguir secos e com calor, com máximas em alguns pontos de 33ºC a 35ºC.

O mapa mostra a projeção de chuva do modelo WRF para o Sudeste do Brasil até 21h do domingo. Observa-se a tendência de a chuva, pela influência da frente fria e da massa de ar frio que traz vento úmido do mar, se concentrar mais em áreas perto da costa.

A frente fria vai mudar o tempo também no Rio de Janeiro com aumento de nebulosidade e queda de temperatura. A capital fluminense, depois de uma sexta-feira de sol, vai ter muitas nuvens e chuva no decorrer do sábado com resfriamento. Não se pode afastar chuva moderada a ocasionalmente forte em alguns pontos.

No domingo, o começo do dia ainda tem mais nuvens e chance de precipitação, entretanto no decorrer do dia a nebulosidade diminui e o sol deve aparecer acompanhado de nebulosidade. A temperatura estará muito mais agradável no começo da semana na capital fluminense por conta da massa de ar frio na costa.