Frente fria muda o tempo com chuva e temporais neste sábado no Rio Grande do Sul após uma sexta-feira que teve temporais de granizo em dezenas de municípios, chuva forte e volumosa, centenas de milhares de raios e calor de até 36ºC em pleno agosto no estado.
FABIAN RIBEIRO
O avanço de uma intensa corrente de jato em baixos níveis com ar quente organizou na madrugada desta sexta uma frente quente, que trouxe granizo em dezenas cidades e com tamanho grande em algumas. O sistema ainda provocou muitos raios. O sensor GLM do satélite GOES-19 registrou mais de 300 mil descargas, sendo 1.100 em Porto Alegre.
A frente quente ainda causou muita chuva. Pontos do Centro do estado chegaram a ter mais de 100 mm de precipitação. Em Porto Alegre, o acumulado de chuva chegou a 95 mm em alguns bairros. Na área metropolitana, Viamão somou 112 mm.
Com o avanço do ar quente da corrente de jato acompanhado de fortes rajadas de vento do quadrante Norte, que chegaram a 97 km/h em Cambará do Sul e a mais de 80km/h em pontos da Campanha e da Serra Gaúcha, o tempo abriu nas Metades Oeste e Norte com marcas de verão.
O Noroeste gaúcho foi a região mais quente do estado com máximas de 35,6ºC em Porto Xavier; 35,3ºC em Doutor Maurício Cardoso e Santa Rosa; 35,1ºC em Santo Paulo das Missões; 34,8ºC em Porto Vera Cruz; 34,1ºC em Santo Ângelo; e 34,0ºC em São Luiz Gonzaga.
Na Fronteira Oeste, os termômetros indicaram 34,1ºC em São Borja; 32,6ºC em Itaqui e Uruguaiana; e 30,4ºC em Barra do Quaraí. No Planalto, 32,5ºC em Espumoso e 31,1ºC em Passo Fundo. No Centro do estado, máximas nesta sexta de 33,2ºC em Santa Maria; 32,3ºC em Restinga Seca; 32,0ºC em Agudo; e 31,8ºC em São Pedro do Sul.
O calor foi de um dia de auge de verão na Serra com máximas de 32,4ºC em Nova Bréscia; 32,2ºC em Serafina Corrêa; 31,7ºC em Antônio Prado e Alto Feliz; 31,6ºC em Farroupilha; e 30,4ºC em Bento Gonçalves e Canela.
Agora, no final da sexta-feira, uma frente fria começa a se organizar no Oeste e no Sul do estado com a aproximação de uma massa de ar frio que trouxe a maior queda de neve em anos em Santiago do Chile
Neste sábado, a frente fria vai trazer uma segunda rodada de chuva forte e temporais para o Rio Grande do Sul com chuva forte, raios e risco de vento forte. Horas antes da chegada da frente, muitas áreas do Centro, Norte e o Nordeste do estado terão vento Norte forte a intenso com ingresso de ar quente e temperatura muito alta no começo do dia, na madrugada.
Ao longo do sábado, impulsionada pela massa de ar frio, a frente agora fria avança de Sul para Norte no território gaúcho com chuva, que pode ser forte e volumosa, com mais ocorrências de temporais.
Em Porto Alegre e região, a frente fria chega entre o final da madrugada e o começo da manhã depois de um começo de sábado com vento Norte, tempo firme e temperatura alta para o período noturno na madrugada.
Com a mudança dos sistemas meteorológicos, mudam os riscos meteorológicos. Ontem, o estado foi atingido por uma frente quente que avançou de Noroeste para Sudeste e neste sábado será afetado por uma frente fria que se deslocará de Sul para Norte, o que vai mudar o perfil de risco de tempestades.
Quando frente quente atua no Rio Grande do Sul, os principais efeitos são chuva forte, granizo em muitos locais e uma enorme quantidade de raios. Frente frias precedidas por ar muito quente têm como maior risco chuva forte e vento, embora possam ocorrer episódios isolados de granizo.
Não são antecipados vendavais generalizados, mas devem ocorrer episódios de vento forte a muito forte com danos por tempestade na chegada da frente. Devido à divergência de vento pela corrente de jato, há um risco de tornados, especialmente na Metade Norte, como entre o Planalto e a Serra.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.