Uma frente fria começou a mudar o tempo em parte do Rio Grande do Sul hoje com chuva e queda acentuada da temperatura. É o começo de período de maior instabilidade que trará chuva volumosa para o estado e muitos dias seguido de tempo instável, como há muito não se via, no território gaúcho.
A mudança do tempo hoje se deu, como era previsto, mais em cidades do Oeste e do Sul do estado. A Metade Norte seguiu sob ar seco e quente com calor. Isso acabou por gerar enormes diferenças de temperatura na tarde de ontem entre cidades gaúchas que estavam com ou sem a influência da frente. Parte do estado estava sob clima de inverno e outra sob clima de verão.
A temperatura às 15h nos locais onde a frente fria ainda não havia chegado, na Metade Norte do estado, era de 28,8ºC em Santa Rosa, 28,7ºC em Santo Augusto, 28,6ºC em Ibirubá, 28,2ºC em Passo Fundo, 27,6ºC em São Luiz Gonzaga e Serafina Corrêa, 26,0ºC em Teutônia e 25,6ºC em Campo Bom.
No mesmo horário, no Oeste e no Sul do estado, onde a frente fria já atuava, a temperatura em estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) era de 14,0ºC em Canguçu, 14,4ºC em Livramento, 14,5ºC em Bagé, 14,8ºC em Dom Pedrito, 15,1ºC em Caçapava do Sul, 15,4ºC em Alegrete, 15,5ºC em Quaraí e 16,0ºC em Uruguaiana.
Os volumes de chuva até o fim da tarde de hoje na rede do Inmet atingiam 33 mm em Caçapava do Sul, 28 mm em Alegrete, 23 mm em Dom Pedrito, 16 mm em Livramento, 15 mm em Uruguaiana, 14 mm em Bagé e 13 mm Canguçu.
Já na rede do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), os volume de chuva até o fim da tarde da segunda eram de 30 mm em Itaqui, 29 mm em Uruguaiana, 27 mm em Dom Pedrito, 24 mm em Uruguaiana, 21 mm em Canguçu, 18 mm em Rosário do Sul e 12 mm em São Lourenço do Sul.
A frente fria, que começou a ingressar nesta segunda no Rio Grande do Sul, avança mais para o Norte e leva chuva para todas as regiões do estado nesta terça. O dia será de muitas nuvens com predomínio de céu nublado a encoberto no território gaúcho e chove na esmagadora maioria dos municípios, inclusive moderado a forte em alguns pontos.
No Oeste e no Sul, com chegada de ar mais seco e frio, ocorrem momentos de melhoria e o sol pode aparecer em algumas cidades. Mais ao Norte gaúcho, onde o dia começa ainda sob ar mais quente, o sol pode aparecer com nuvens antes do tempo virar com chuva.
Com a instabilidade, a temperatura estará baixa e com pouca variação nesta terça. A maioria das cidades gaúchas terá temperaturas mínimas entre 16ºC e 17ºC e máximas ao redor de 20ºC. Em muitas localidades, as máximas da terça ocorrem nas primeiras horas do dia e as marcas nos termômetros à tarde serão mais baixas que o período da manhã.
Na Grande Porto Alegre, a frente fria traz muitas nuvens e céu encoberto com chuva nesta terça. Chove a qualquer hora do dia na região metropolitana. Devido ao quadro de instabilidade, a temperatura vai estar mais baixa e pouco variará entre as mínimas e as máximas. Porto Alegre deve ter entre 17ºC e 20ºC.