Anúncios

Temporal atingiu Porto Alegre pouco depois das 17h deste domingo (16) com intensas rajadas de vento em vários bairros, especialmente os localizados mais ao Sul da capital gaúcha.

Nuvem de temporal em Porto Alegre

Chegada do temporal em Porto Alegre às 17h deste domingo | THOMAS ADAMSKI

Nuvens carregadas avançaram em forma de linha a partir do Oeste e ingressaram na área da capital com fortes a intensas rajadas de vento por volta das 17h10 a 17h20. A chuva com trovoadas chegou cerca de meia hora depois.

Estação meteorológica no Clube Jangadeiros registrou rajada entre 17h12 e 17h13 de 96 km/h. Foi um pico de vento muito rápido e intenso na chegada da frente de rajada. Na sequência, o vento cedeu e soprou nos minutos seguintes entre 50 km/h e 70 km/h.

Na zona Norte da cidade, a maior rajada de vento reportada no Aeroporto Salgado Filho foi de 61 km/h. Na base aérea de Canoas, perto da divisa com o Norte da capital, vento de 63 km/h. A Sudoeste de Porto Alegre, em Barra do Ribeiro, no outro lado do Guaíba, estação mediu 91 km/h.

O temporal é consequência da chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul e que encontrou uma massa de ar muito quente em sua dianteira. A região de Porto Alegre foi uma das mais quentes do estado neste domingo.

As estações do Instituto Nacional de Meteorologia apontaram máximas de 33,2ºC no Aeroclube de Belém Novo, na zona Sul da cidade; e 33,7ºC na estação de referência do bairro Jardim Botânico, na zona Leste da capital gaúcha. A sensação de abafamento era enorme pela alta umidade.

A MetSul Meteorologia havia alertado que a chegada da frente fria com temperatura muito alta e ao redor do horário mais quente do dia traria elevado risco de vento forte e até de vendaval, o que se confirmou.

Não há balanço ainda das consequência do vendaval em Porto Alegre, mas leitores da MetSul informaram falta de luz em pontos de diversos bairros da capital gaúcha, em especial da zona Sul da cidade.

Matéria em atualização.

Anúncios