Anúncios

A poderosa e prolongada onda de calor que castiga os gaúchos desde o dia 2, com vários dias em que a temperatura passou dos 40ºC e que no dia de hoje atinge o seu máximo de intensidade no estado, está com as horas contadas. Uma frente fria vai colocar fim à canícula, mas com um preço: transtornos e danos por chuva forte e temporais com vendavais.

Instabilidade pré-frontal associada ao calor extremo e encontro da frente fria com a massa de ar muito quente vai favorecer a formação de grandes nuvens de tempestade com chuva localmente forte a torrencial com alagamentos e ainda queda isolada de granizo e vendavais que em alguns pontos podem ser intensos e com danos | GABRIEL ZAPAROLLI/ARQUIVO

O pior do calor é esperado para as próximas horas, para a tarde e noite de hoje, quando a temperatura estará excepcionalmente alta. Mais da metade dos quase 500 municípios gaúchos devem ter máximas perto, ao redor e acima dos 40ºC. Mesmo o litoral, onde calor muito intenso é pouco frequente pelo efeito do mar, terá dia escaldante com marcas ao redor de 40ºC ou acima.

Porto Alegre deve ter entre ao redor de 40ºC nesta tarde. A região metropolitana deve atingir entre 40ºC e 41ºC. Pontos do Centro do estado, do Oeste e dos vales devem anotar de 40ºC a 42ºC, não se descartando marcas isoladas superiores.

O Sul, a Campanha e o Noroeste devem ter máximas de 38ºC a 40ºC e isoladamente acima. Na Serra, máximas em geral de 32ºC a 35ºC, mas alguns locais em fundos de vales podem atingir 36ºC a 38ºC. No Planalto Médio e Alto Jacuí, vários locais devem anotar 35ºC a 38ºC.

Amanhã, a onda de calor terá o seu último dia. Áreas de instabilidade fortes com chuva e temporais já afetam um maior número de municípios pelo avanço de uma frente fria, mas antes da chuva diversos pontos da Metade Norte ainda devem ter calor com marcas em algumas localidades acima dos 35ºC. Na Metade Sul, a temperatura cai bastante.

Na quinta-feira, por sua vez, a atuação da frente fria sobre o Rio Grande do Sul deverá trazer temperaturas muito mais confortáveis que durante o dia não devem passar de 25ºC a 27ºC em diversas cidades com chuva em maior número de municípios. Apenas o Noroeste ainda deve ter calor, mas não intenso.

Na sexta-feira, a temperatura estará perto da normalidade na maior parte do estado, recordando que o normal é fazer calor nesta época do ano, apenas que não extremo. Por isso, muitos municípios devem anotar máximas ao redor de 30ºC ou pouco acima com maior aquecimento no Noroeste.

Os mapas a seguir mostram as projeções de anomalia de temperatura (o quanto deverá desviar da média) para as tardes de hoje, amanhã, quinta e sexta, conforme dados do modelo Icon (clique aqui para ter acesso como assinante). Como se observa, parte do estado já terá alívio nesta quarta e de forma mais ampla se espera queda da temperatura na quinta.

METSUL

 Em Porto Alegre e região metropolitana, o pior dia de calor é hoje. Amanhã, embora ainda siga muito quente, as máximas serão menores. Por outro lado, com umidade mais alta, a quarta-feira será por demais abafada e desconfortável na capital e na Grande Porto Alegre. Na quinta, a temperatura estará agradável.

Hoje cedo, a frente fria que avança para o Rio Grande do Sul derrubou a temperatura em Buenos Aires com chuva forte e vendaval. A temperatura que ontem à tarde chegou a 38,5ºC na capital argentina estava em 16ºC no amanhecer de hoje. É sempre crucial recordar que frente fria não significa frio e que no verão apenas costumam reduzir a intensidade do calor temporariamente.

Temporais já ocorrem hoje antes da chegada da frente fria

Imagina a atmosfera como uma corda. Se esticar demais, rompe. É o que ocorre quando a temperatura sobe excessivamente. E o rompimento se dá na forma de temporais que liberam a energia acumulada na forma de chuva e vento.

É o que aconteceu ontem com tempestade severa isolada no Vale do Taquari e vai se repetir em mais pontos do Rio Grande do Sul da tarde para a noite de hoje, mesmo antes da chegada da frente fria.

A MetSul projeta que do meio da tarde em diante e durante a noite se formem áreas de instabilidade em diversas regiões com chuva que será irregular, embora localmente forte a intensa acompanhadas de temporais isolados.

Qualquer temporal que se formar pode ser muito forte a severo com vento em alguns pontos próximo ou acima de 100 km/h com destelhamentos, queda de árvores e postes, danos diversos e falta de energia.

O calor excessivo traz o perigo de fenômenos severos de vento muito isolados como correntes descendentes (downburst ou microexplosões) que podem causar danos.

Salientamos que não há como antecipar onde exatamente (bairro ou cidade) vão se formar estas tempestades mais severas, apenas delimitar uma área de risco mais ampla que compreendem o Oeste, o Centro, Sul e o Leste do estado, apesar de não se afastar em outros pontos. Estes núcleos isolados podem formar ainda nuvens com altíssima quantidade de raios devido ao calor intenso.

Frente avança com chuva e temporais entre esta quarta e a quinta-feira

A frente avança mais para o Norte durante esta quarta-feira. Traz chuva na madrugada e de manhã para vários pontos da Metade Sul gaúcha. Podem ocorrer temporais isolados na região. Os volumes de chuva localmente podem ser elevados no Sul do estado na primeira metade do dia.

Vários modelos indicam chuva volumosa em pontos da Metade Sul gaúcha na primeira metade da quarta-feira com risco de alagamentos | Jmets

Já no Oeste, no Centro e na Metade Norte, o sol chega a aparecer com nuvens em muitas cidades, o que trará calor com intenso abafamento, mas o acentuado aquecimento com maior umidade forma nuvens que trazem chuva em diversas cidades, especialmente da tarde para a noite. Com a atmosfera aquecida, é alto risco de temporais isolados em que pode ocorrer chuva forte a torrencial com altos volumes e alagamentos, além de queda de granizo e vendavais que, localmente, podem ser intensos e com danos.

Projeções de modelos indicam chuva forte em parte do estado ainda na quinta com a frente fria mais ao Norte | METSUL

Na quinta, a frente fria estará sobre o Rio Grande do Sul e traz chuva durante o dia para a maior parte dos municípios. Mais ao extremo Sul do estado o tempo deve começar a firmar. Dados indicam alto risco de chuva forte a intensa em pontos da Metade Sul, mas temporais isolados podem provocar chuva forte e um risco menor de vendavais isolados em outras regiões.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.