O Litoral do Rio Grande do Sul experimenta a segunda forte ressaca do mar em menos de uma semana. Mais uma vez, o motivo é a presença de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico. Na praia do Hermenegildo, as ondas foram enormes na tarde da terça-feira.
Como a ressaca da quinta-feira já havia avariado estruturas de proteção à beira-mar, a nova ressaca atingiu casas e destruiu estruturas costeiras.
Na manhã desta quarta-feira, a ressaca do mar atingia o Litoral Norte gaúcho à medida que o swell se propaga para Norte.
TEMPO | Forte ressaca do mar no Litoral Norte gaúcho. Mar está chegando aos cômoros nesta manhã. Veja vídeo feito com drone por Gabriel Gomes em Tramandaí. A elevação da maré com ressaca decorre de mais um ciclone extratropical no Atlântico Sul. pic.twitter.com/cbY2MqGyh4
— MetSul.com (@metsul) April 8, 2020
TEMPO | Ondas muito altas nesta manhã em Tramandaí em consequência da forte ressaca do mar. Vídeo com drone por Gabriel Gomes na plataforma de Tramandaí. A elevação da maré com ressaca decorre de mais um ciclone extratropical no Atlântico Sul. pic.twitter.com/z8WY3rIKIg
— MetSul.com (@metsul) April 8, 2020
A ressaca é tão forte que a água do mar alcançava a avenida Beira-Mar em Torres na manhã desta quarta-feira.
A tendência é a ressaca seguir nas próximas horas, cedendo no Litoral Sul e permanecendo forte no Litoral Norte. A ressaca deve atingir com força também Santa Catarina e chegar ao Sudeste do Brasil.