Muito forte massa de ar frio de origem polar vai derrubar a temperatura em estados de quatro das cinco regiões do Brasil no fim de semana. A previsão da MetSul Meteorologia indica intenso resfriamento em centenas de cidades do Sul do país e queda de temperatura em parte do Centro-Oeste e do Sudeste, além de pontos do Norte do Brasil (friagem) com resfriamento no Acre, Rondônia e Sul do Amazonas.
Trata-se de uma incursão de ar frio com trajetória continental, ou seja, que avança pelo interior do continente, o que provoca resfriamento em uma extensa área da América do Sul em diversos estados do território brasileiro. Será, além disso, a mais forte massa de ar frio a alcançar o Brasil até agora neste ano e a primeira incursão de ar mais gelado do inverno.
No outono e no começo deste inverno se estabeleceu um dipolo de temperatura na América do Sul com temperaturas excepcionalmente altas por longos períodos sobre o Brasil, o Paraguai em vários momentos no Norte da Argentina.
Ao mesmo tempo, no Sul da Argentina e no Chile a temperatura era excepcionalmente baixa, o que levou a um outono muito mais frio do que o normal na parte mais ao Sul do continente e quantidade de neve muito acima do habitual.
Há cerca de dez dias, as temperaturas têm estado extremamente baixas na Patagônia da Argentina e na parte mais meridional do Chile, em Magalhães, com sucessivas marcas diárias de -10ºC a -15ºC. Hoje, o Sul da Argentina teve 13ºC negativos em Calafate.
Esta quinta-feira é o nono dia seguido em que a Patagônia registra mínima oficial entre -10ºC e -15ºC, mas houve dias com marcas ainda menores. Rio Gallegos, província de Santa Cruz, por exemplo, desceu a -17,4ºC no dia 20; -17,5ºC no dia 21; -16,6ºC no dia 22; -10,4ºC no dia 23; -14,0ºC no dia 24; e -14,5ºC no dia 25.
O que vai ocorrer agora? Áreas de baixa pressão no Atlântico Sul, a Leste e Nordeste das Malvinas, vão impulsionar o ar gelado do Sul do continente para o Norte, alcançando as latitudes médias e o território brasileiro. O ar frio chega neste fim de semana e derruba a temperatura ainda mais.
Sul do Brasil pode ter frio de -7ºC a -8ºC
O frio já se faz presente no Sul do Brasil com mínimas hoje na rede do Instituto Nacional de Meteorologia no Rio Grande do Sul de 1,6ºC em Quaraí e Vacaria; 2,0ºC em Ausentes; e 3,0ºC em Santa Rosa. Em Santa Catarina, a quinta começou com -0,5ºC no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra.
Ocorre que vai esfriar muito mais. Embora siga frio no começo da sexta, a temperatura deve despencar no sábado com a chegada do ar mais gelado. Em muitas localidades, as mínimas do sábado ocorrem no final do dia à medida que o ar polar ingressa.
As madrugadas de domingo e da segunda-feira terão mínimas negativas ou perto de 0ºC na grande maioria das cidades gaúchas com o domingo sendo o dia mais frio na maior parte dos municípios.
Os termômetros podem indicar até -1ºC ou 0ºC em Santa Maria; -3ºC a -5ºC no Noroeste; -2ºC a -4ºC na fronteira com o Uruguai e na Campanha; -1ºC a -3ºC na região de Passo Fundo; e marcas abaixo de 5ºC até mesmo nas praias.
Na Serra Gaúcha e Aparados, as mínimas do domingo e da segunda, com as menores marcas previstas para o domingo, podem descer a -4ºC a -7ºC nas baixadas dos Campos de Cima da Serra (acima de 1000 m) e devem ficar entre -3ºC a 0ºC na maioria das localidades da Serra Gaúcha (600 m a 800 m), com os menores registros em baixadas e fundos de vale.
Em Porto Alegre, as mínimas oficiais na estação do Jardim Botânico devem cair a 3ºC ou 4ºC no domingo e a 2ºC a 3ºC na segunda, entretanto em bairros mais ao Sul e Leste da cidade a temperatura pode cair a 0ºC ou -1ºC, o que deve se dar também em diferentes pontos da região metropolitana.
O frio intenso atinge quase todo o estado de Santa Catarina com marcas ao redor de 0ºC ou negativas em muitas cidades no começo do domingo e da segunda. Em baixadas do Planalto Sul, a temperatura pode despencar a valores de -5ºC a -7ºC. No Paraná, marcas abaixo de zero são esperadas no Planalto de Palmas com as menores mínimas do Centro para o Sul do estado. Esfria bastante em Curitiba, mas sem mínimas extremas com marcas de 5ºC a 7ºC.
Frio no Sudeste
Resfriamento no Sudeste do Brasil será mais sentido no estado de São Paulo, sobretudo no Sul e no Leste paulista. Na maior parte do interior, não haverá grande reflexos. O ar frio começa a ingressar na segunda metade do sábado na capital paulista com queda de temperatura e o domingo será um dia frio com marcas à tarde de apenas 12ºC a 13ºC e 10ºC no final do dia. A temperatura segue baixa na segunda com chuva no começo da semana.
No Rio de Janeiro, começa a ventar no fim do sábado e a temperatura cai muito será no domingo com previsão de chuva e temperatura baixa no decorrer do domingo e em parte da segunda-feira. O resfriamento será mais sentido nas máximas do que nas mínimas noturnas. Em Minas Gerais, grande parte do estado não sofre a influência do ar frio. Belo Horizonte seguirá com temperatura alta à tarde.
Geada generalizada e congelamento no Sul
A onda de frio trará geada generalizada no Rio Grande do Sul, na maioria das cidades de Santa Catarina e em parte do Paraná. No sábado, a geada afeta mais áreas do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho. No domingo e na segunda-feira, a geada será ampla. Muitas cidades devem ter geada forte com risco de perdas ou danos no setor hortifruti.
Como o frio será muito intenso a extremo em localidades de maior altitude, com marcas tão baixas quanto -5ºC a -7ºC, alerta-se para o risco de congelamento. Pode se formar gelo em rodovias do Nordeste gaúcho e do Planalto Sul Catarinense e a água deverá congelar nos canos das residências nas cidades mais altas dos território catarinense e gaúcho.
Frio será sentido mesmo à tarde
A massa de ar será suficientemente forte para trazer frio mesmo durante a tarde e com a presença do sol. As tardes de sábado e domingo terão as máximas mais baixas com marcas entre 10ºC a 13ºC na maior parte do Rio Grande do Sul. Porto Alegre pode ter 12ºC apenas sábado à tarde e 11ºC a 12ºC no domingo. Em várias localidades, não deve fazer mais que 10ºC e as máximas serão bastante baixas nas regiões serranas.
Forte agitação marítima e ressaca do mar
É comum que o mar fique muito agitado na costa durante fortes incursões de ar frio. É o que se espera para o fim de semana. As ondas aumentam muito na costa gaúcha no sábado e devem atingir até 3 metros no final do sábado e no domingo. O mar avançará sobre a faixa de areia com ressaca que pode ser forte.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.