A primeira forte massa de ar frio deste mês de agosto começa a ingressar no Brasil no final desta semana e será responsável por provocar queda de temperatura em dez estados brasileiros e geada que atingirá muitos pontos do Centro-Sul do país, adverte a MetSul Meteorologia.
Modelo norte-americano GFS projeta temperatura abaixo a muito abaixo da média por muitas noites seguidas entre e o final desta semana e a metade da próxima | NOAA
Conforme a avaliação da MetSul, a incursão de ar frio vai afetar entre o final desta semana e começo da próxima os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Os dados não indicam uma incursão de ar frio suficientemente forte pelo interior do continente para provocar resfriamento expressivo em Rondônia ou no Acre (friagem), uma vez que a baixa pressão que impulsionará o ar frio não será muito profunda nas latitudes médias.
A nova massa de ar frio começará a ingressar no Rio Grande do Sul a partir do Oeste e do Sul gaúcho no final desta quinta e no começo da sexta-feira. No decorrer da sexta, o bolsão de ar mais frio cobre todo o Sul do país e alcança ainda áreas do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso.
No fim de semana, o ar frio avança até o Sul de Goiás e ainda afeta todo o estado de São Paulo, o Rio de Janeiro, o Oeste (Triângulo) e o Centro-Sul de Minas Gerais e ainda áreas maios ao Sul do estado do Espírito Santo.
Trata-se de uma massa de ar frio de trajetória continental, ou seja, que vai avançar pelo interior do continente. Isso fará com que a sua influência entre o final desta semana e o começo da próxima atinja vários estados do Centro-Oeste, Sudeste e o Sul do Brasil.
O ar frio vai estar associado a um centro de alta pressão atmosférica de 1.030 hPa que durante a sexta-feira vai estar sobre as províncias argentinas de Córdoba, Santa Fé e Santiago del Estero, no Norte e no Nordeste do país vizinho.
No começo da semana que vem, o centro de alta estará sobre o Sul do Brasil com pressão ao redor de 1.025 hPa à medida que a massa de ar frio começa a perder intensidade e permitirá marcas mais altas no período da tarde.
O ar frio será impulsionado por uma área de baixa pressão que vai trazer chuva entre esta quinta e o fim de semana na maior parte do Sul do Brasil, em parte do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, no Sul de Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Não será uma massa de ar frio intensa como as de junho
Embora seja uma incursão de ar frio forte para os padrões de agosto, a massa de ar frio que vai ingressar no final desta semana não será tão intensa quanto as duas do mês de junho que trouxeram frio muito intenso a extremo no Sul do Brasil.
METSUL
Os mapas acima mostram uma comparação entre as projeções de anomalia (desvio da média) da temperatura no nível de 850 hPa (1500 metros de altitude) entre a massa de ar frio do fim de junho (a mais intensa deste ano), à esquerda, a que se prevê para agora, à direita, conforme dados do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF).
A incursão de ar polar do fim de junho trouxe um abrangente evento de queda de neve na Argentina, um dos maiores em décadas, e foi responsável por temperaturas mínimas no começo de julho de até -9ºC no Rio Grande do Sul e de -10ºC em Santa Catarina. A primeira forte incursão de ar polar de junho, que precedeu a do fim do mês, provocou temperatura negativa na cidade de São Paulo no amanhecer de 25 de junho.
Marcas negativas por vários dias seguidos
A incursão da massa de ar frio no final desta semana deve trazer temperaturas abaixo de zero por vários dias seguidos. Já na noite de sexta são possíveis marcas negativas entre os Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e o Planalto Sul Catarinense.
Os dados apontam que todas as madrugadas de sábado até ao menos o meio da semana que vem podem ter mínimas abaixo de zero no Sul do Brasil. No sábado, com nuvens e chuva no Sul e no Leste gaúcho, as menores mínimas ocorrem no Noroeste e no Norte do estado assim como no Planalto Sul Catarinense. O domingo terá o amanhecer com mais registros de marcas negativas em grande número de cidades.
Na primeira metade da semana que vem, mesmo com o ar frio mais enfraquecido, a atmosfera seca deve seguir proporcionando noites frias e com marcas abaixo de zero mais concentradas em áreas de baixadas das regiões de maior altitude dos três estados do Sul.
Projeção de temperatura do modelo canadense para o final da madrugada de domingo | METSUL
Projeção de temperatura do modelo canadense para o final da madrugada de segunda | METSUL
Em São Paulo, Rio de Janeiro e em Minas Gerais (Triângulo Mineiro, Centro e Sul do estado), as madrugadas serão especialmente frias entre domingo e quarta da próxima semana com o frio mais intenso e generalizado no domingo e na segunda, quando um grande número de cidades terá marcas de um digito e diversas abaixo de 5ºC. Marcas abaixo de zero vão ocorrer na Mantiqueira.
Em Porto Alegre, uma vez que haverá instabilidade no sábado, as menores mínimas vão ocorrer no começo da semana com marcas que não serão excessivamente baixas, ao redor de 6ºC a 7ºC e menores no Sul da cidade.
Curitiba terá uma longa sequência de madrugadas frias semana que vem com marcas menores no fim de semana, quando pode fazer 1ºC a 3ºC. Na cidade de São Paulo, a madrugada mais fria deve ser a da segunda com 7ºC a 10ºC na maioria dos bairros, mas até 3ºC a 5ºC com geada mais ao Sul da capital.
Geada em vários estados
A massa de ar frio e depois a atmosfera muito seca devem favorecer a ocorrência de geada em vários estados do Centro-Sul do Brasil. Embora já possa gear em alguns locais no sábado, a geada afetará maior número de pontos a partir do domingo com tempo mais aberto e o perfil mais seco da atmosfera.
Os mapas a seguir mostram a projeção de probabilidade de geada do modelo canadense para as madrugadas de domingo, segunda e terça, que serão os dias com geada em maior número de localidades, apesar de que ainda na quarta e nos dias seguintes haverá geada ainda em diferentes pontos.
Projeção de geada do modelo canadense para o final da madrugada de domingo | METSUL
Projeção de geada do modelo canadense para o final da madrugada de segunda | METSUL
Projeção de geada do modelo canadense para o final da madrugada de terça | METSUL
Vai gear no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo (Grande São Paulo e interior), áreas serranas do Rio de Janeiro e no Sul de Minas Gerais. Não se pode descartar geada, embora com menor chance, em pontos do Centro e do Oeste de Minas assim como no Sul de Minas Gerais.
Há chance de neve?
Então, com uma baixa pressão na costa proporcionando instabilidade e ingresso de ar frio continental se estabelece o cenário que é clássico para neve no Sul do Brasil. O que não faltará é instabilidade, mas a temperatura não estará suficientemente baixa em altitude em muitos locais para que neve.
Projeção de neve do modelo canadense | METSUL
Com isso, um cenário de neve em muitas cidades pelos dados de hoje é improvável. A região que os modelos apresentam maior probabilidade é para o Planalto Sul de Santa Catarina, mas alguns dados indicam chance nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e o Planalto Norte de Santa Catarina até o limite Sul do Planalto de Palmas.
O período favorável à ocorrência de precipitação invernal (neve, graupel e/ou chuva congelada) compreenderá, na avaliação da MetSul Meteorologia, o final da sexta-feira e a madrugada e a manhã do sábado.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.