Anúncios

SGT MULLER MARIN/FAB

Militares da Força Aérea, Exército e Marinha seguem em atuação no Rio Grande do Sul em socorro à população vítima das enchentes em uma grande mobilização de ajuda humanitária na Operação Taquari II.

Entre as ações humanitárias que continuam mesmo quarenta dias após om começo do grande desastre no Rio Grande do Sul está o lançamento aéreo de suprimentos para áreas ainda isoladas pelas inundações.

Mais de 30 toneladas de donativos já foram lançadas pela aeronave C-105 Amazonas, em regiões atingidas pela enchente no Rio Grande do Sul. Destas, cerca de 4,3 toneladas foram enviadas, na sexta-feira à região de Pelotas.

Durante a cheia, o município foi um dos mais afetados no Rio Grande do Sul, em razão de estar às margens da Lagoa dos Patos, que recebe água de quase todas as bacias hidrográficas do Centro e do Norte gaúcho.

Com isso, parte da população da região ficou ilhada e teve que receber mantimentos por via aérea, situação que perdura até o momento, o que levou ao acionamento do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) – Esquadrão Onça.

“Sabemos da importância de cumprir tal objetivo, especialmente neste momento delicado pelo qual passa o estado do Rio Grande do Sul, pois muitas regiões continuam alagadas e sem acesso por via terrestre. Nosso sentimento é de verdadeira realização por podermos ajudar de alguma forma neste momento e cumprir mais uma missão, a qualquer dia e a qualquer hora, onde o Brasil precisar”, afirmou o Comandante da aeronave, o Tenente Aviador Diogo Dâmaso Calixto Barros.

SGT MULLER MARIN/FAB

SGT MULLER MARIN/FAB

SGT MULLER MARIN/FAB

SGT MULLER MARIN/FAB

O material lançado foi preparado na Base Aérea de Canoas (BACO) pelo trabalho conjunto do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB). Nesse processo, foram colocados os equipamentos e os paraquedas sob as cargas montadas no método CDS (do inglês Container Delivery System). Além do trabalho de instalação, os militares das Forças Armadas realizaram o recolhimento do material em solo, após o lançamento aéreo.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.