Anúncios

Mais da metade do parque nacional da Ilha Grande já foi consumida pelo fogo (ICMBio)

O Paraná enfrenta uma estiagem e as consequências já começam a ser sentidas no ecossistema paranaense col aumento no número de incêndios em vegetação.

O incêndio que atinge o Parque Nacional de Ilha Grande desde o dia 8 de agosto alcançou quase a metade da área de preservação, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração do local.


Segundo o órgão federal, o fogo atingiu cerca de 35 mil dos 76 mil hectares do parque. Os focos de incêndio estão localizados em Altônia, São Jorge do Patrocínio e Alto Paraíso, no noroeste do Paraná.

O ICMBio não conseguiu identificar o que provocou o incêndio. Segundo o instituto, há frentes de combate nas áreas onde os incêndios são mais graves: uma ao norte na várzea continental e outra ao sul na Ilha Grande.


O tempo seco, a alta temperatura e o forte vento da região fazem com que o fogo se alastre muito rapidamente. Não há registros de chuvas no local desde 16 de julho. Em muitas cidades do Paraná, a última chuva volumosa ocorreu na metade de julho. A tendência é a chuva seguir abaixo da média. 

 

Anúncios