Anúncios

Seguem os esforços de limpeza e recuperação nas cidades do Vale do Taquari devastadas pelas enchente catastrófica do começo deste mês | MAURÍCIO TONETTO/GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL

O tempo ensolarado colabora nas tarefas de limpeza e reconstrução de cidades do Vale do Taquari devastadas por enchente catastrófica entre os dias 4 e 5 deste mês. Com o tempo firme depois de mais uma semana marcada por muita chuva no Rio Grande do Sul, o Poder Público, moradores e voluntários voltam a intensificar os esforços de recuperação das áreas atingidas.

O último balanço oficial da Defesa Civil do Rio Grande do Sul hoje informou que subiu para 48 o número de mortos como efeito da chuva extrema no estado. O saldo foi atualizado nesta sexta após a confirmação da morte de uma mulher de 99 anos que ficou agarrada a uma parreira por nove horas no município de Roca Sales e tinha sido hospitalizada após ser resgatada.

Com isso, o saldo agora tem 16 mortes confirmadas em Muçum, 15 em Roca Sales, cinco em Cruzeiro do Sul, três em Lajeado, duas em Ibiraiaras, Estrela e Colinas, e uma morte em Bom Retiro do Sul, Encantado, Imigrante, Mato Castelhano, Passo Fundo e Santa Tereza, totalizando as 48 vítimas. Há nove desaparecidos: Muçum (4), Lajeado (2), Arroio do Meio (1), Encantado (1) e Roca Sales (1). O saldo de feridos atinge 943.

A Defesa Civil estadual contabiliza 103 municípios afetados, vários em situação de emergência. Porto Alegre publicou nesta sexta o seu decreto de situação de emergência. Ontem, o Guaíba atingiu a terceira maior cota desde a enchente de 1941 com 2,70 metros com alagamentos em vários bairros próximos do manancial. Foram registrados 4.898 desabrigados e 20.969 pessoas desalojadas.

O sábado é de sol no Vale do Taquari com céu claro. Uma massa de ar quente começa a ingressar no Rio Grande do Sul e proporciona a elevação da temperatura depois de um começo de dia ainda frio. A temperatura mínima hoje na região chegou a 6,4ºC em Linha Welp, em Teutônia, mas na tarde deste sábado os termômetros indicavam 31ºC em Teutônia, Colinas e Lajeado, e 30ºC em Estrela.

As condições meteorológicas seguirão excelentes amanhã no Vale do Taquari. O domingo dos gaúchos será novamente marcado pelo predomínio do sol que aparece em todo o Rio Grande do Sul e com amplos períodos de céu em belo e aproveitável dia. Nuvens devem aparecer em poucos pontos, como o Oeste e o Sul em parte do dia. No extremo Sul, chance de chuva até o fim do dia.

Ar ainda mais quente ingressa no estado durante o domingo e traz um dia de temperatura alta. Embora o amanhecer ameno, a tarde será muito quente e de forte calor em muitas cidades. As máximas ficam entre 32ºC e 35ºC no Oeste, no Noroeste, no Centro gaúcho, nos Vales, na Grande Porto Alegre e na capital. A acentuada queda da pressão atmosférica no Norte da Argentina favorecerá vento que soprará com rajadas do quadrante Norte, especialmente no Oeste.

Na segunda, o sol aparece com nuvens na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, contudo a nebulosidade vai aumentar no estado no decorrer do dia. Áreas de instabilidade ingressam com chuva e trovoadas inicialmente pelo Oeste e o Sul já cedo. Até o fim do dia, o tempo muda com chuva em grande parte do estado. A temperatura ainda estará alta no Noroeste, nos vales e na Grande Porto Alegre antes do retorno da chuva.