O fim de semana começa com instabilidade no Rio Grande do Sul e chuva em algumas regiões, mas vai terminar com tempo predominantemente firme pela atuação de uma massa de ar seco e frio de alta pressão atmosférica.
Porto Alegre tem um sábado de tempo fechado com chuva e garoa. Vento aumenta à tarde na capital com sensação de frio. | ALEX ROCHA/PMPA
Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul com chuva e garoa ao menos em parte do dia em diversas regiões do estado neste sábado pela atuação de uma área de baixa pressão na costa.
Instabilidade será maior no Nordeste do estado, entre a Serra, Grande Porto Alegre e o Litoral, onde em alguns pontos não se afasta até chuva forte localizada e passageira. Pode chover ou garoar ainda em outros pontos de forma isolada, como na região da Lagoa dos Patos e entorno.
Apesar da instabilidade, o sol aparece com nuvens em diferentes pontos do estado e não chega a chover em todos os municípios. Aberturas de sol ocorrem principalmente no Oeste, Centro e o Noroeste do estado, já nesta manhã.
O vento se intensifica no decorrer do dia pela atuação da área de baixa pressão com rajadas de 40 km/h a 70 km/h na maior parte das cidades. Rajadas mais fortes entre a área metropolitana e o Litoral Norte na segunda metade do dia. O vento acompanha o ingresso de ar frio. Mínimas ocorrem à noite, no fim do dia, com sensação de frio.
Amanhã, o sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul e parte do estado pode ter até períodos de céu claro sob influência de um centro de alta pressão associado à massa de ar mais frio. Perto da costa, especialmente no Litoral Norte, ainda pode ter chuva isolada e passageira. O dia será bastante agradável e começa e termina com frio.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.