A MetSul Meteorologia alerta para o risco de chuva localmente forte a intensa com temporais isolados neste penúltimo dia do ano (30) em vários estados do Sul e do Sudeste do Brasil. A chuva e o vento em alguns pontos podem causar transtornos, assim como já ocorreu durante a segunda-feira.

Chuva forte causou alagamentos ontem na Grande Florianópolis | CBMSC
Ontem (29), chuva forte causou alagamentos em alguns municípios do Noroeste e do Norte do Rio Grande do Sul com acumulados de até 100 mm em alguns pontos. Choveu muito forte em cidades como São Paulo das Missões, Marcelino Ramos e Porto Xavier.
Em Santa Catarina, Florianópolis, a Grande Florianópolis e o Nordeste do estado foram atingidos por chuva intensa que passou dos 100 mm em alguns pontos com registro de alagamentos e outras ocorrências relacionadas à precipitação intensa. Dezenas de milhares de clientes ficaram sem luz.
Chuva forte atingiu ainda com temporais alguns setores do estado de São Paulo. O episódio mais grave se deu na cidade de Franca, onde o desabamento de um telhado deixou uma vítima fatal.
A manutenção do ar tropical quente e úmido vai voltar a favorecer convecção com a formação de nuvens carregadas da tarde para a noite desta terça com chuva que será isoladamente forte a intensa e temporais localizados com raios, vendavais e risco de queda de granizo.
O mapa abaixo mostra a projeção de chuva acumulada em 72 horas do modelo WRF (clique aqui para ter acesso) em que se observa a tendência de volumes localmente altos de chuva em parte do Sul e do Sudeste do Brasil.

METSUL
Conforme a avaliação da MetSul, o risco maior de chuva isoladamente forte a intensa e temporais localizados se concentrará na Metade Norte gaúcha, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, parte do Rio de Janeiro e Minas Gerais nesta terça-feira.
O cenário deve se repetir amanhã (31) e no primeiro dia de 2026 à medida que a massa de ar quente e úmida de origem tropical seguirá formando áreas de instabilidade fortes a intensas localizadas com muita chuva e temporais em diferentes pontos. Destas mesmas regiões sob risco hoje.
