O feriado da Consciência Negra começou com frio e temperatura muito baixa para esta época do ano no Sul do Brasil a ponto de ter ocorrido formação de geada em locais de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Geada hoje cedo em Bom Jardim da Serra | SÉRGIO FELIPE RODRIGUES
No Rio Grande do Sul, as mínimas desta quinta-feira foram de 1,5ºC em São José dos Ausentes; 4,6ºC em Pinheiro Machado; 4,8ºC em Cambará do Sul; 4,9ºC em Soledade; 5,9ºC em São Francisco de Paula; 6,0ºC em Herval; e 6,9ºC em Bagé.
Na Grande Porto Alegre, as mínimas hoje cedo foram de 8,0ºC em Viamão; 9,2ºC em Eldorado do Sul; 9,5ºC em Gravataí; 10,7ºC em Cachoeirinha; 11,5ºC em Campo Bom; 12,1ºC em Sapucaia do Sul; 12,2ºC em Nova Santa Rita; e 13,2ºC em São Leopoldo.
Em Porto Alegre, as estações do Instituto Nacional de Meteorologia apontaram mínimas de 11,5ºC no Aeroclube de Belém Novo, na zona Sul da cidade; e 13,9ºC na estação de referência do bairro Jardim Botânico, na zona Leste da capital gaúcha.
Em Santa Catarina, o amanhecer deste feriado foi também muito frio para um 20 de novembro com as menores marcas registradas na região do Planalto Sul.
Os termômetros indicaram hoje cedo no estado catarinense mínimas de 0,4ºC em Bom Jardim da Serra; 2,1ºC em São Joaquim; 5,2ºC em Urubici; 5,3ºC em Urupema; e 5,7ºC em Painel.
As mínimas ocorreram principalmente em baixadas pelas condições atmosféricas propícias a forte resfriamento que incluíam céu claro ou escassa nebulosidade, perfil seco da atmosfera em altitude e vento calmo ou fraco.
Durante o dia, o solo acumula calor proveniente da radiação solar. À noite, sem a presença de nuvens, esse calor é rapidamente perdido para a atmosfera. O ar seco contribui para esse resfriamento, já que há menos vapor d’água na atmosfera para reter o calor próximo à superfície.
Com o vento calmo, não há mistura entre as camadas de ar mais frio junto ao solo e as camadas mais quentes acima. Isso permite que o ar frio, mais denso e pesado, se acumule nas partes mais baixas do relevo. Em locais como baixadas, encostas ou fundos de vales, esse ar frio escorre e se concentra, formando uma espécie de “poço de frio” ou uma “poça térmica”.
Assim, o resfriamento foi muito mais consequência de vento calmo e ar seco com céu limpo. Não há uma massa de ar frio e sim seca sobre o Sul do Brasil, o que trará uma grande amplitude térmica com calor na tarde de hoje em muitas cidades.
