Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta para o alto risco de chuva localmente forte a intensa neste feriadão de Páscoa no Sudeste do Brasil com possibilidade de elevados acumulados de precipitação em estados da região, especialmente em São Paulo e Minas Gerais.

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de chuva acumulada em 72 horas até às 9h de sábado do modelo de alta resolução WRF da MetSul, disponível ao assinante em nossa seção de mapas (assine aqui).

Como se observa, os dados indicam muitos pontos isolados em que a chuva durante o período pode passar de 100 mm com acumulados isolados até de 150 mm ou mais.

Os estados com maior risco destes episódios isolados de precipitação volumosa são Minas Gerais e São Paulo, mas não se afasta chuva intensa muito isoladamente também nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Em São Paulo, os acumulados localmente elevados de chuva devem se concentrar mais no interior, em particular em cidades do Centro para o Norte paulista, próximos do Mato Grosso do Sul e do Triângulo Mineiro.

Além dos episódios de chuva localmente forte a intensa, o período tem risco elevado ainda de temporais localizados em que podem ocorrer granizo e vendavais em pontos isolados.

Os dados indicam que fortes áreas de instabilidade devem se formar entre esta sexta e o sábado no Mato Grosso do Sul e o Paraná que devem avançar depois para o estado de São Paulo.

O ingresso de uma massa de ar frio no Sul do Brasil neste fim de semana vai reforçar a instabilidade nos próximos dias na Região Sudeste, favorecendo a chuva forte a intensa e os temporais em pontos localizados.

A MetSul Meteorologia está nos do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.