Uma onda de tornados atinge na noite desta quarta-feira vários estados dos Estados Unidos e deve prosseguir durante as primeiras horas da quinta-feira com alto risco de destruição e vítimas.

METSUL
Imagem de radares meteorológicos do começo da noite desta quarta processada pela MetSul Meteorologia mostrava uma poderosa linha de tempestades com múltiplas célula tornádica se deslocando pelas Planícies Centrais.
A onda de tornados afeta o vale do Mississippi, parte do Centro-Sul e o vale do Rio Ohio, com risco de tornados EF-3 ou mais fortes e de longa duração, portanto muito perigosos.
O Centro de Previsão de Tempestades da NOAA (SPCC) colocou partes de Arkansas, Missouri, Illinois, Kentucky, Tennessee e Mississippi no mais alto risco de tempo severo com advertência de tornados e tempestades de alto potencial destrutivo.
Uma “Situação Particularmente Perigosa” foi declarada, abrangendo milhões de pessoas, com dezenas de alertas ativos pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS).
O governador do estado do Kentucky declarou estado de emergência antes da chegada das tempestades, e danos já foram registrados, incluindo um tornado suspeito em Nevada, Missouri, que derrubou telhados e postes de energia.
As tempestades continuarão com ventos fortes, granizo e mais tornados previstos para o Centro-Sul e Leste norte-americano. Chuvas intensas podem causar inundações históricas no vale do Mississippi e do Ohio, advertem os meteorologistas locais.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.