Anúncios

A estação meteorológica de Quaraí do Instituto Nacional de Meteorologia passou por manutenção técnica nesta semana. O equipamento do órgão federal está instalad no no Círculo Militar, dentro dos campos de polo do 5º RCMEC, na cidade do Oeste do Rio Grande do Sul.

NN TV

Equipe técnica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), vinda de Porto Alegre, realizou reparos, troca de peças e manutenção preventiva na estação entre segunda-feira e ontem.

Conforme os técnicos do órgão, está prevista para outubro a instalação de uma nova torre mais moderna. A estação vinha com intermitência de dados e sem medição de vento, mas o anenômetro (medidor de vento) passou a reportar dados novamente.

Medição da estação meteorológica de Quaraí foi notícia nacional no último dia 4 de fevereiro, quando marcou uma temperaturam máxima de 43,8ºC em meio a uma onda de calor que afetava o Rio Grande do Sul e países vizinhos naquele momento.

O Instituto Nacional de Meteorologia, em suas redes sociais, confirmou o dado no dia e destacou que era um novo recorde estadual de temperatura máxima desde o começo das medições meteorológicas regulares no Rio Grande do Sul em 1910.

Ao informar a medição feita de 43,8ºC, a MetSul Meteorologia destacou que o dado teria que ser validado por posterior controle de qualidade e chamava a atenção que a temperatura observada apresentava “nítidas discrepâncias com outras estações próximas dos dois lados da fronteira”.

Naquele dia, a temperatura máxima na vizinha cidade uruguaia de Artigas foi de 40,0ºC, quase 4ºC abaixo da medição realizada no município gaúcho. Estações automáticas de particulares também em Quaraí igualmente não marcaram temperatura tão extrema.

No dia 6 de fevereiro, a MetSul Meteorologia questionou por e-mail a assessoria de comunicação  social do Instituto Nacional de Meteorologia em Brasília sobre a correção ou não do dado de 43,8ºC de máxima e se ele seria validado com a oficialização do suposto recorde, mas até o momento não obteve resposta. O espaço segue aberto para posicionamento do órgão federal.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.