Um episódio de chuva vai atingir os três estados do Sul do Brasil na segunda metade desta semana com a instabilidade afetando centenas de municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, projeta a MetSul Meteorologia.
Chuva vai alcançar os três estados do Sul do Brasil até sexta-feira | SANEPAR-AEN
A chuva já tem início nesta quarta-feira, mais da tarde para a noite, afetando cidades do Oeste e da Metade Norte gaúcha, em especial do Noroeste do estado, mas com volumes baixos.
Nesta quinta, a instabilidade se reforça e será mais ampla na Região Sul com expectativa de chuva na maior parte dos três estados, embora não em todas as localidades. Pode chover até com intensidade moderada em algumas localidades.
Na sexta-feira, o tempo não firma no Sul do Brasil. As precipitações serão mais fracas e mais irregulares no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná com chuva e garoa de caráter mais localizado.
A instabilidade será consequência do avanço de uma frente fria associada a uma massa de ar frio de trajetória oceânica que se desloca pela costa do Sul do Brasil com temperatura baixa principalmente no Sul e no Leste gaúcho.
Soma-se a isso ainda a atuação de áreas de menor pressão atmosférica pelo contraste entre o ar mais frio na costa e o ar mais aquecido no interior do continente.
A chuva desta segunda metade da semana vai marcar o começo de um período com maior instabilidade na Região Sul que trará chuva mais frequente para os três estados da região nesta última semana de julho e no começo de agosto.
É uma ruptura em relação ao padrão que vinha se observando, uma vez que desde o episódio de chuva volumosa do fim de junho – que trouxe repique de cheias no Rio Grande do Sul – o tempo esteve predominantemente seco com precipitação abaixo da média no Sul do Brasil.
A instabilidade desta segunda metade da semana deve afetar ainda áreas do Sul e do Leste do estado de São Paulo enquanto a maior parte do interior paulista seguirá seco e quente. Não se descarta chuva passageira na capital paulista nesta sexta-feira.
Chuva dia a dia
Os mapas a seguir mostram a projeção de chuva dia a dia do modelo Icom do centro meteorológico alemão para esta quarta-feira, amanhã e a sexta-feira na Região Sul do Brasil.
Projeção de chuva do modelo Icon para hoje | METSUL
Projeção de chuva do modelo Icon para quinta | METSUL
Projeção de chuva do modelo Icon para sexta | METSUL
Como se observa no mapa, a chuva deve ser irregular, embora caia em muitos pontos, com a maior instabilidade indicada para os três estados do Sul do Brasil no decorrer desta quinta-feira.
O que esperar de volumes?
Há um consenso entre os vários modelos meteorológicos analisados pela MetSul de que os volumes de chuva, em geral, não devem ser altos até a sexta-feira. Áreas mais ao Sul do Rio Grande do Sul e do Norte do Paraná sequer podem ter precipitação.
METSUL
METSUL
Os mapas acima mostram as projeções de chuva acumulada em 72 horas até às 21h da sexta-feira dos modelo de alta resolução WRF da MetSul inicializados com os modelos norte-americano (GFS) e europeu (ECMWF).
Como consultar os mapas
Todos os mapas deste boletim e de vários outros modelos, os principais em operação na Meteorologia mundial e os mais recentes de inteligência artificial, podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora.
A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.