Anúncios

Destroços carregados pelo vento do tornado atravessaram o para-brisa de um carro estacionado em Paderborn, Oeste da Alemanha, depois que uma tempestade também causou grandes danos. Mais de 30 pessoas ficaram feridas, “incluindo dez gravemente”, disse um porta-voz da polícia. | LINO MIRGELER/DPA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Um tornado devastou na tarde desta sexta-feira, horário local, a cidade alemã de Paderborn com inúmeros danos. De acordo com os primeiros relatos dos bombeiros, várias pessoas ficaram feridas. A primeira área afetada foi Delbrück, onde fortes chuvas inundaram várias vinícolas. O tornado, que parece ter se originado perto de Lippstadt, causou grandes danos ao longo de seu caminho. As principais áreas afetadas foram o distrito de Riemeke, a área de Paderquell e o Dörenpark.

A situação no centro da cidade de Paderborn tornou-se gradualmente mais dramática à medida que a tempestade avançava. Lojas de móveis como a Multipolster na Senefelderstraße foram muito danificadas, com janelas destruídas e telhados inteiros levantados pelo vento.


O fenômeno foi documentado em vídeos mostrando a violência do tornado e objetos girando furiosamente no ar. Carros e caminhões pesando várias toneladas tombaram nas instalações de uma concessionária de automóveis em Steubenstraße.

Andreas Friedrich, do Serviço Meteorológico Alemão em Frankfurt, comentou as primeiras imagens da tempestade confirmando que um tornado estava em andamento. A tempestade provocou várias situações de emergência com resgates difíceis.


A porta-voz do distrito, Leah Laven, disse que a área foi severamente danificada. De acordo com o administrador distrital Christoph Rüther, partes de Altenbeken foram atingidas pelo tornado, assim como o centro da cidade de Paderborn. No entanto, o chefe da administração distrital e o chefe dos serviços de emergência do distrito de Paderborn salientaram que nenhum alerta foi dado com antecipação sobre o desastre.

Várias pessoas ficaram feridas na tempestade em Paderborn. Entre 30 e 40 pessoas ficaram feridas, “dez delas gravemente”, disse um porta-voz da polícia à agência de notícias AFP na noite desta sexta-feira na Alemanha.

“Durante a tempestade à tarde, um tornado abriu um caminho de destruição de Oeste a Leste no meio de Paderborn em direção às áreas ao Leste da cidade”, disse a polícia. Autoridades relataram milhões em danos. Folhas de metal, isolamento e outros destroços foram transportados por quilômetros.

Uma onda de tempestades atingia vários estados da Alemanha durante a tarde desta sexta. Para Berlim e Brandemburgo houve alerta de tempo severo com “tempestades fortes e às vezes extremas” na região, trazendo chuva de até 40 mm em uma hora. Além disso, granizo e rajadas de vento, e rajadas com força de furacão com velocidades de até 130 km/h, eram esperadas.

Os viajantes nos trens de longa distância da Deutsche Bahn enfrentam problemas pela onda de tempestades. Na Renânia do Norte-Vestfália, onde ocorreu o tornado, há várias linhas paradas. O tráfego ferroviário tem problemas ainda na rota Colônia – Wuppertal – Dortmund. Os trens entre Colônia e Dortmund foram desviados via Düsseldorf.

Anúncios