Anúncios

Fortes áreas de instabilidade associadas ao ar quente e úmido se formaram na tarde de hoje no Centro e no Nordeste da Argentina. As formações causaram chuva forte e ainda temporais em diversas cidades do Centro argentino, especialmente na província de Buenos Aires.

No fim da tarde, uma grande nuvem de tempestade avançou sobre a cidade de Buenos Aires para o espanto dos moradores da capital argentina. Uma grande nuvem do tipo arco se deslocou da Grande Buenos Aires para o Rio da Prata.

Na Grande Buenos Aires, o temporal não foi feito no Aeroporto Internacional de Ezeiza, que reportou apenas chuva com trovoadas, sem registro de rajadas de vento intensas durante a passagem da instabilidade.

Já na cidade de Buenos Aires, boletim meteorológico do Aeroparque Jorge Newbery indicou chuva forte com trovoadas e rajadas de vento que ficaram ao redor dos 60 km/h no momento da atuação do temporal.

Não fazia muito calor na cidade de Buenos Aires antes do temporal com temperatura no Aeroparque que estava em 25ºC antes da chuva e que caiu para 19ºC após a passagem do temporal.

A atmosfera, entretanto, está quente e úmida sobre o Centro e o Nordeste da Argentina, o que acaba por deixar o perfil atmosférico muito instável e propício para a formação de temporais localizados de chuva, vento e granizo.

A formação que passou pela cidade de Buenos Aire cruzou depois pelo Rio da Prata e atingiu o território do Uruguai com tempestade no departamento de Colonia, onde houve registro de queda de granizo.

A região do Centro da Argentina e do Uruguai tem risco de novas tempestades isoladas e fortes na sexta com atuação de um centro de baixa pressão profundo nas latitudes médias da América do Sul e o deslocamento de uma frente fria.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.