O Sul da Alemanha está debaixo d´água. Socorristas alemães distribuem alimentos de barco para os moradores isolados enquanto grandes partes do Sul do país continuam submersas após enchentes que já causaram cinco mortes.
Várias pessoas ainda estão desaparecidas, mas a polícia relatou na terça-feira o resgate de uma mulher depois de ela passar 52 horas em uma árvore que subiu para escapar das águas da enchente.
A polícia disse que localizou a mulher de 32 anos na floresta perto de Neu-Ulm, Baviera, com a ajuda de um drone e um helicóptero. Na cidade de Passau, no Sudeste alemão, na fronteira com a Áustria, grandes áreas do Centro estavam submersas pelas águas crescentes.
A cidade, localizada na confluência dos rios Danúbio e Inn, declarou estado de emergência quando os rios transbordaram. A localidade estava se preparando para a elevação das águas do Danúbio desde sexta-feira, quando as chuvas que desencadearam as enchentes atingiram o Sul da Alemanha, disse o prefeito de Passau, Juergen Dupper, aos jornalistas.
A coincidência de níveis de água inesperadamente altos no rio Inn devido às chuvas na segunda-feira foi uma situação que a cidade “não consegue suportar”, disse Dupper. “No momento, podemos dizer que não houve custo humano. Essa é uma notícia muito importante”, acrescentou Dupper.
Na região Sul da Baviera, a polícia relatou que uma mulher morreu após ficar presa em seu carro durante as enchentes. Os socorristas não conseguiram alcançar a mulher de 57 anos depois que ela informou que seu carro havia deslizado para fora da estrada e estava enchendo de água.
A morte dela elevou o número de mortos para pelo menos cinco, com autoridades na Baviera dizendo que outras seis pessoas estavam desaparecidas. Três pessoas foram encontradas mortas em seus porões após as enchentes, enquanto um socorrista foi lançado ao mar quando seu barco virou e morreu.
Milhares de pessoas nas regiões da Baviera e Baden-Wuerttemberg tiveram que deixar suas casas enquanto as chuvas torrenciais de sexta-feira desencadearam inundações mortais. A chuva continuou a cair durante o fim de semana até segunda-feira, com distritos em todo o sul da Baviera declarando estado de emergência.
Cerca de 60.000 socorristas foram mobilizados para combater a enchente e mover as pessoas para locais seguros. O premier da Baviera, Markus Soeder, disse que o governo regional disponibilizaria pelo menos 100 milhões de euros (109 milhões de dólares) de apoio às vítimas das enchentes.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.