Fortes tempestades provocaram inundações-relâmpago e deixaram um rastro de destruição no Nordeste e no Meio-Atlântico dos Estados Unidos. A situação se agravou rapidamente com a chuva intensa, que transformou ruas em rios, submergiu cidades e forçou o estado de Nova Jersey a declarar estado de emergência.
LOKMAN VURAL ELIBOL/ANADOLU/AFP/METSUL
Duas pessoas morreram em Plainfield, Nova Jersey, quando o carro em que estavam foi arrastado por uma correnteza e caiu em um córrego transbordado. A confirmação foi feita pelas autoridades locais na manhã desta terça-feira (15).
Com a força das chuvas, várias áreas de Nova Jersey e partes da Pensilvânia registraram mais de 150 mm de precipitação em poucas horas. As consequências foram caóticas: centenas de veículos ficaram presos, muitas ruas ficaram intransitáveis e equipes de resgate foram mobilizadas para salvar moradores em áreas inundadas.
Em Nova York, passageiros ficaram presos dentro de um vagão do metrô na estação 28th Street, enquanto a água invadia a plataforma e o interior do trem. O episódio reflete o impacto extremo da tempestade no sistema de transporte da cidade.
A cidade de Nova York também registrou sua segunda hora mais chuvosa da história, com 52 mm de chuva em apenas 60 minutos. O volume total no dia bateu um recorde que perdurava havia 117 anos.
Washington, Baltimore, Nova York e Hartford estavam entre as cidades que ficaram sob alerta de enchente repentina. Em Hopewell, Nova Jersey, choveu 50 mm em apenas uma hora. Cerca de 18 milhões de pessoas estiveram sob alerta ao longo da noite de segunda-feira.
Enquanto o Nordeste enfrentava a devastação, o sul da Virgínia também foi atingido por chuvas intensas. Foi emitida uma emergência por enchente-relâmpago para as cidades de Colonial Heights e Petersburg, onde vários prédios de apartamentos foram evacuados e houve resgates em áreas urbanas alagadas. Esses municípios ficam ao sul da capital Richmond. Esse foi o 48º alerta de emergência por enchente emitido em 2025.
O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, declarou estado de emergência e pediu que os moradores evitassem sair de casa. Vários aeroportos importantes da região registraram paralisações nos pousos e decolagens. Trens de alta demanda como o metrô de Nova York, NJ Transit e a linha Metro North de Grand Central enfrentaram longos atrasos ou suspensões.
Footage shows flooding at the 28th Street station in New York City on Monday night as slow-moving thunderstorms hit the Northeast. https://t.co/Vc92EvHrBI pic.twitter.com/2a6YocdyPc
— ABC News (@ABC) July 15, 2025
Our crews were on the scene in Scotch Plains, New Jersey, where they witnessed a dramatic water rescue unfold.
A flash flood warning is still in effect as downpours soak parts of Tri-State Area. https://t.co/GPdoGdfJTU pic.twitter.com/qM83uP8t9H
— CBS New York (@CBSNewYork) July 15, 2025
Intense rain caused severe flooding and multiple flash flood warnings in New York City, while eyewitness video showed floodwater surging into the subway pic.twitter.com/4FsCG3aOci
— Reuters (@Reuters) July 15, 2025
Na quinta-feira, uma nova frente fria deve cruzar o Leste dos Estados Unidos, trazendo mais chuvas e aumentando os volumes acumulados em áreas que já estão saturadas. A previsão é de que o tempo comece a melhorar no sábado, mas os meteorologistas alertam que esse alívio pode ser temporário, já que a região segue presa em um padrão climático muito úmido.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.