Anúncios

Ruas inundadas na cidade de Waterville pelas enchentes que castigam Minnesota e vários outros estados do Meio-Oeste dos Estados Unidos | CRISTOPHER MARK JUHN/ANADOLU/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O Meio-Oeste dos Estados Unidos enfrenta há dias enchentes de verão que assolam vários estados da região, alagando cidades e retirando moradores de casa com a subida de rios e ainda inundações localizadas. A situação é mais crítica atualmente em Iowa e Minnesota.

Chuva forte, tempestades severas e inundações atingem partes dos estados de Iowa, Dakota do Sul, Minnesota, Michigan, Wisconsin e Nebraska há mais de uma semana. Grandes inundações atingiram mais de uma dúzia de rios e comunidades próximas. Um rio rompeu parcialmente uma barragem em Minnesota, engoliu uma casa próxima e está ameaçando uma ponte rodoviária.

Os rios foram do leito que desembocam no rio Mississippi causarão grandes inundações em St. Paul, Minnesota. Um sistema de alta pressão bloqueado em partes do Sul dos Estados Unidos manterá as tempestades com fortes vendavais e mais chuva.

Uma faixa que atravessa Nebraska, Iowa, Dakota do Sul e Minnesota é castigada por inundações devido às chuvas torrenciais desde a semana passada, ao mesmo tempo que sofre com onda de calor escaldante.

Até 460 mm de chuva caíram em algumas áreas, levando alguns rios a níveis recordes. Centenas de pessoas foram resgatadas, casas foram danificadas e pelo menos duas pessoas morreram após dirigirem em áreas inundadas.

Alertas de tornado, inundações repentinas e grande granizo tem sido uma constante na região. O Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos (NWS) confirmou que vários tornados foram relatados em Iowa e Nebraska.

Ao menos 16 medidores de rios da NOAA, a agência de tempo e clima dos Estados Unidos, já quebraram os seus recordes de níveis, em alguns casos com valores até dois metros acima dos recordes anteriores.

Grandes inundações estão em andamento ou começarão nos rios Big Sioux, Little Sioux, Des Moines, West Fork Des Moines, Vermillion, Cannon, James, Rock, Cedar e Minnesota, com várias estações estabelecendo novos níveis recordes de água. Grandes inundações ocorrerão ainda no rio Mississippi.

Autoridades de Iowa tentam uma declaração presidencial de desastre acelerada devido à gravidade das enchentes. No Sul de Minnesota, perto de Mankato, barragem no rio Blue Earth estava perto de rompimento iminente devido a um acúmulo de destroços durante as enchentes. O aumento da água causou forte erosão e danificou o canal de descarga lateral.

Rios saem do leito, causam inundações e provocam erosão com desmoronamento junto a uma barragem | CRISTOPHER MARK JUHN/ANADOLU/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Inundações por rios e córregos fora do leito cobrem de água diversas estradas no estado do Minnesota | CRISTOPHER MARK JUHN/ANADOLU/AFP/METSUL METEOROLOGIA

As viagens na região podem ser afetadas por semanas com bloqueios de estradas e interrupção de ferrovias. Uma ponte ferroviária que atravessa o rio Big Sioux em North Sioux City, Dakota do Sul, sofreu um colapso parcial enquanto o rio avançava por baixo.

O evento de inundação foi desencadeado por um padrão que começou em meados de junho, que levou a tempestades que descarregaram chuva equivalente a um mês em questão de dias em algumas áreas.

Sioux Falls, Dakota do Sul, anotou 161 mm de chuva em 72 horas, de 20 a 22 de junho. Isso faz de junho de 2024 como o segundo mês mais chuvoso já registrado na cidade. O junho mais chuvoso foi em 2014, com 348 mm. A precipitação média histórica para todo o mês de junho na cidade do Sudeste de Dakota do Sul é de 107 MM.

Minneapolis é outra cidade que está com chuva muito acima da média histórica de precipitação para o mês, registrando 156 mm apenas 25 de junho, em comparação com a média histórica de todo o mês de 116 mm.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.