Anúncios

Enchente se agrava na cidade do Rio Grande | PREFEITURA DE RIO GRANDE

Enquanto a Lagoa dos Patos bate níveis recordes em Pelotas e São Lourenço do Sul, a situação se agrava também nos municípios de Pelotas e São José do Norte, também na região Sul do Rio Grande do Sul, onde, igualmente, as águas da Lagoa dos Patos avançara, nas últimas horas.

O nível da Lagoa dos Patos no CCMAR (TideSat) no início da manhã desta quinta-feira em Rio Grande era 2,71 metros, cota 81 centímetros superior ao nível do cais. Mais de 150 pessoas foram resgatadas desde a noite de ontem. Já são 615 pessoas em abrigos em toda a cidade, conforme o balanço da prefeitura da cidade.

Com a piora da enchente, aumenta o número de ruas alagadas na cidade do Rio Grande. Atendendo à solicitação da Polícia Rodoviária Estadual, a entrada e saída do Pórtico na Avenida Presidente Vargas está com um desvio pela Avenida Primeiro de Maio. Diversas vias e cruzamentos da região central da cidade estão com bloqueios devido à grande quantidade de água nas ruas.

A Prefeitura de Rio Grande apela que todas as pessoas residentes nas áreas de risco saiam das suas casas e mantenham-se seguros em casas de famílias, amigos ou nos abrigos em funcionamento no município.

A situação piora também em São José do Norte, onde aumenta o número de vias com água. A travessia de Balsa entre Rio Grande e São José do Norte está suspensa por tempo indeterminado e o serviço só será retomado quando houver condições favoráveis.

O último balanço da Prefeitura de São José do Norte informa 114 pessoas em abrigos do municípios e 61 animais alojados. Equipes da Prefeitura e da Defesa Civil atenderam mais de 780 chamados com pedidos de lonas, aterro, barreiras de contenção e remoção de famílias para casa de parentes entre os dias 4 e 15 de maio.

O agravamento da enchente e rápido não surpreende. Com o forte vento do quadrante Sul pelo ar frio entre segunda e terça, a grande onda de vazão foi retida. Uma vez que o vento mudou e não havia mais o represamento pelo vento de Sul para Norte, a grande quantidade de água voltou a descer para áreas da margem Sul da lagoa.

A enchente está perto do pico nas cidades do Sul do estado, mas o nível vai variar muito nos próximos dias, de acordo com a direção e velocidade do vento. Assim, haverá dias alternados de melhora e piora da situação conforme as condições do vento. A cheia, no entanto, ainda vai durar várias semanas porque o nível do Guaíba em Porto Alegre, mesmo baixando, segue em cotas altíssimas.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.