Anúncios

Inundações afetam também o Uruguai | SINAE

As intensas chuvas que atingiram o Uruguai e o Rio Grande do Sul nesta semana com acumulados muito acima da média de setembro trazem inundações com enchentes também no país vizinho com muitas áreas alagadas e pessoas fora de suas casas na região de fronteira com o Brasil.

Segundo o último levantamento divulgado pelo Sistema Nacional de Emergências (Sinae), o rio Yaguarón (Jaguarão) começou a baixar, embora ainda esteja acima do nível de segurança.

Em comparação com o relatório do dia anterior, o número de pessoas fora de casa devido às inundações diminuiu. Os problemas se concentram principalmente na região de Rio Branco e da Lagoa Mirim.

A Coordenadora do Centro Departamental de Coordenação de Emergências (Cecoed) de Cerro Largo, Alejandra Rivero, informou que as pessoas que foram desalojadas em Melo já retornaram para suas casas e que 35 pessoas permanecem fora de casa, sendo 32 desabrigados e 3 desalojados.

Desse total, 3 pessoas correspondem a Laguna Merín (Lagoa Mirim) e 32 em Río Branco (9 famílias, 18 adultos e 14 menores). As pessoas desabrigadas são temporariamente alojadas nas instalações do ginásio municipal.

No lado brasileiro da fronteira, a cidade de Jaguarão decretou situação de emergência, em especial devido à queda de granizo e à elevação do nível do rio. Foram mais de 3 mil casas afetadas, totalizando mais de 12 mil pessoas. O granizo danificou telhados em diversos bairros, tanto na área urbana quanto rural, e forçou a distribuição de lonas para os moradores. Moradores de áreas ribeirinhas deixaram suas casas devido à cheia do Rio Jaguarão.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.