Anúncios

Ilhas formam a área mais afetada pela enchente em Porto Alegre | JÚLIO FERREIRA

O prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo anunciou na manhã de hoje que vai decretar situação de emergência pela maior enchente na capital gaúcha desde a grande cheia de 1941. A medida objetiva simplificar contratações necessárias para minimizar o impacto da cheia do Guaíba à população.

Equipes da prefeitura seguem mobilizadas na assistência às famílias afetadas pelo avanço do lago, que atingiu cota de 3,46 metros no Cais Mauá nesta terça. Ao menos 134 pessoas foram acolhidas na rede provisória da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

Além de operar o Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), a fundação passou a atender também na sede do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM). A abertura de mais um abrigo deverá ser confirmada ao longo do dia.

A situação do Quarto Distrito, que apresenta diversos pontos de alagamento e teve o quadro agravado após falha na comporta de número 13, também preocupa. A orientação é de que a população minimize os deslocamentos na região até o recuo do Guaíba.

Segundo a Defesa Civil Municipal, cerca de 920 pessoas foram removidas das suas casas por agentes do órgão desde o agravamento da cheia, sendo a maior parte dos atendimentos no bairro Arquipélago, nas ilhas.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizou, durante a madrugada, diversas manobras no portão 13. A chapa de aço da estrutura, uma das sete que permanecem sempre fechadas, foi danificada com a força da água. O problema fez com que uma casa de bombas precisasse ser desativada, prejudicando o escoamento na avenida Voluntários da Pátria. A Estação de Tratamento de Água (ETA) Ilhas também permanece inoperante.

Duas escolas nas ilhas, que interromperam as aulas na segunda-feira (EMEI Ilha da Pintada e ECEI Anjo das Flores) ainda não conseguiram retomar as atividades. Ambas estão com as suas estruturas alagadas. Há três Unidades de Saúde localizadas no bairro Arquipélago ainda fechadas em razão da cheia do Guaíba.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) alerta para que motoristas e pedestres não utilizem a rua Voluntários da Pátria em toda a sua extensão, desde a Rodoviária até a Arena do Grêmio. A via tem deslocamento de tampas de bueiros, e consequente alagamento. Como alternativa, os motoristas devem utilizar as avenidas Farrapos, Castelo Branco e a Terceira Perimetral.