Anúncios

Chuva superior a 200 mm provoca alagamentos em Pelotas e gera alerta sobre ruptura de barragens e açude na cidade com o excesso de água | VOLMER PEREZ/AGIF/AFP/METSUL METEOROLOGIA/ARQUIVO

O governo do Rio Grande do Sul informou em nota que monitora a situação de duas barragens, localizadas no bairro Passo do Salto, em Pelotas, que estão em situação de emergência, o que significa que as anomalias representam risco de ruptura iminente.

A Defesa Civil está no local e já adotou as medidas necessárias para garantir a proteção à vida dos moradores, articulando junto à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil a orientação e retirada de moradores de áreas consideradas e risco, informa a nota.

Foram adotadas medidas de contingência para direcionar o fluxo de água para regiões inabitadas. O governo estadual destacou estar em contato com o empreendedor para garantir o cumprimento da legislação com relação à segurança das barragens.

Equipes do Sanep, o serviço de saneamento de Pelotas, e da Defesa Civil concentram esforços desde a madrugada, na Vila Jacottet, imediações da avenida Cidade de Lisboa, Fragata, devido ao risco de rompimento de um açude de 36 mil metros quadrados localizado em propriedade particular.

Durante uma live, a prefeita Paula Mascarenhas disse que a situação é delicada, provoca preocupação e pediu aos moradores da localidade para deixarem suas casas como medida de precaução.

Os volumes de chuva na região de Pelotas variam entre 200 mm e 250 mm desde a segunda-feira e a água de banhados e córregos já avança em trechos da BR-116 no Sul do estado.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.