Um intenso ciclone extratropical (Nor’easter) avança pela Costa Leste dos Estados Unidos, provocando chuvas volumosas, ventos de até 100 km/h, inundações costeiras e grandes transtornos em áreas densamente povoadas do Nordeste do país.
LOKMAN VURAL ELIBOL/ANADOLU/AFP/METSUL
A cidade de Nova York, Long Island e o Condado de Westchester estão em estado de emergência devido a uma forte tempestade do nordeste que atingirá a região até segunda-feira.
A tempestade avançou das Carolinas até a Nova Inglaterra, provocando alagamentos, erosão de praias e interrupções no transporte aéreo e rodoviário. O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) alertou para o maior risco de inundações costeiras entre o nordeste da Carolina do Norte e grande parte do litoral de Nova Jersey.
“Os maiores impactos devem vir do potencial de inundação costeira, especialmente nas áreas entre o nordeste da Carolina do Norte e a costa de Nova Jersey”, disse o meteorologista Bob Oravec, do NWS, em College Park, Maryland.
Chuvas fortes também foram previstas para o Sudeste da Nova Inglaterra, a região de Nova York e outras áreas costeiras do Atlântico, onde já chovia desde a madrugada. As precipitações localmente intensas causaram alagamentos repentinos e fechamentos de vias urbanas.
Nas Outer Banks da Carolina do Norte, que vêm sofrendo destruição significativa nesta temporada de tempestades, o Departamento do Xerife do Condado de Dare relatou que o oceano começou a invadir a Rodovia 12, próximo a um hotel em Buxton. O órgão pediu cautela a motoristas e alertou moradores costeiros para o risco de maré alta.
Em Myrtle Beach, na Carolina do Sul, a chuva intensa sobrecarregou o sistema de drenagem da cidade, provocando fechamentos de ruas. As autoridades municipais pediram que os moradores permanecessem em casa e evitassem dirigir durante a tempestade.
Todo o estado de Nova Jersey estava sob estado de emergência desde a noite de sábado, medida que deve se estender até segunda-feira, permitindo a mobilização de equipes de resgate e resposta a desastres.
Em Long Island, o executivo do condado de Nassau, Bruce Blakeman, também declarou emergência local, temendo que ondas oceânicas elevadas empurrassem a água para baías e canais internos, agravando o risco de inundação.
Previsões indicaram que partes do estado enfrentariam inundações costeiras moderadas a severas, alagamentos repentinos no interior, ventos de até 97 km/h e acumulados de até 130 milímetros de chuva, além de ressaca forte e erosão de praias. Voluntários chegaram a colocar sacos de areia em pontos críticos.
LOKMAN VURAL ELIBOL/ANADOLU/AFP/METSUL
O Serviço Nacional de Meteorologia manteve alertas de inundação e ventos fortes para Nova York, Long Island e o sul do condado de Westchester até a tarde de segunda-feira. Nessas áreas, a previsão indicava rajadas acima de 80 km/h e chuva de até 80 milímetros.
Na manhã de domingo, rajadas superiores a 48 km/h já eram registradas na região metropolitana de Nova York. As companhias de energia mobilizaram mais de 1.600 técnicos adicionais para atender rapidamente interrupções no fornecimento elétrico.
Nor'easter moving into New York City, Sunday evening #newyork #newyorkcity #nyc #noreaster pic.twitter.com/oMsWANnP1j
— Gary Hershorn (@GaryHershorn) October 13, 2025
NEW VIDEO: The Outer Banks town of Buxton, NC, took quite a hit from this weekend’s #NorEaster. Sand dunes were wiped out by large waves and several more homes are now on the verge of collapse. #NCwx pic.twitter.com/fg2YNrN2Tt
— WeatherNation (@WeatherNation) October 12, 2025
“Com alertas de vento intenso e risco de inundações, é essencial que todos se mantenham atentos e preparados para garantir a segurança”, declarou a governadora Kathy Hochul em comunicado.
O mau tempo também provocou atrasos e cancelamentos de voos em aeroportos entre Washington, D.C. e Boston, enquanto autoridades monitoravam a elevação do nível do mar ao longo da costa.
O sistema deve se afastar gradualmente do litoral na noite de segunda-feira, com melhora das condições prevista para terça. Mesmo assim, marés altas e ondas residuais ainda podem causar inundações localizadas nas áreas mais vulneráveis.
Enquanto isso, do outro lado do país, ventos fortes continuavam atingindo o Alasca, onde os remanescestes do tufão Halong avançavam pelo litoral oeste. O sistema seguia trajetória mais a leste que o previsto, reduzindo o risco de níveis recordes de maré na baía de Norton Sound, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.