Anúncios

Chuva em Florianópolis foi intensa e causou muitos alagamentos | PMRv

A prefeitura de Florianópolis publicou hoje no Diário Oficial do município decreto que declara situação de emergência no município, como consequência da chuva extrema a que atingiu a capital catarinense durante a terça-feira. A MetSul Meteorologia havia advertido para o risco de chuva de 150 mm a 200 mm na cidade.

De acordo com o decreto, “com as precipitações, que atingiram todo o município, com acumulados totais que ultrapassaram os 100 mm em seis horas, foram registrados deslizamentos e alagamentos nas vias públicas e áreas particulares, danos a infraestrutura pública e privada, assim como danos humanos consideráveis, conforme mapas das áreas afetadas que resultaram em danos e prejuízos”.


Dados de estações meteorológicas mostram que, realmente, choveu muito na cidade de Florianópolis com acumulados até acima de 200 mm no começo da semana e marcas que passaram de 150 mm em apenas 24 horas.

Estação meteorológica da Epagri, no Sul da Ilha, anotou 151 mm em 24 horas até o meio-dia desta quarta-feira. No acumulado de 48 horas, o total atinge 210 mm. Em 72 horas, 222 mm. Já na estação da Epagri, no Itacorubi, o acumulado em 24 horas até 12h de hoje foi de 148 mm. Em 24 horas, a precipitação soma 203 mm. Já em 72 horas, 210 mm.


Choveu muito também no continente. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia em São José registrou 91 mm em 24 horas até o meio-dia desta quarta-feira. O volume em 48 horas até o mesmo horário somou 158 mm. Em 72 horas, 164 mm.

Por que choveu tanto? O que houve foi um episódio de chuva orográfica com uma área de baixa pressão na costa gerando vento carregado de umidade do oceano em direção às elevações da Serra do Mar, no Leste de Santa Catarina. Por isso, a chuva foi volumosa em outras cidades do Leste catarinense, além da capital.

A chuva orográfica é a precipitação induzida pelo relevo. Umidade que vem do oceano, trazida por vento, ao encontrar a barreira do relevo da Serra do Mar, ascende na atmosfera e encontra temperatura mais baixa à medida que ascende na atmosfera com camadas mais frias. Isso leva à condensação e à ocorrência de chuva induzida pelo relevo.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios