Anúncios

Elon Musk tem usado a rede social que é dono para espalhar mentiras sobre os furacões e a resposta das autoridades aos desastres nos Estados Unidos. | JIM WATSON/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O bilionário Elon Musk está usando sua rede social X para espalhar teorias da conspiração sobre desastres nos Estados Unidos no momento em que onda de mentiras na internet atrapalha trabalhos das autoridades e voluntários em resposta aos furacões Helene e Milton.

Musk e outros que têm disseminado mentiras estão recebendo duras críticas de vários políticos do Partido Republicado e que são oposição ao governo Biden e apoiam Donald Trump na corrida presencial.

Musk ajudou a divulgar acusações de que a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) “bloqueou” doações para as vítimas de Helene e está “confiscando bens e trancando-os para declarar como ajuda do governo”, alegações que os oficiais da FEMA chamam de falsas enquanto líderes republicanos locais e estaduais das áreas atingidas elogiam a ajuda federal.

Em sua rede social, X, Musk também amplificou rumores de que autoridades na Carolina do Norte haviam “tomado o controle para impedir que pessoas ajudassem” os moradores atingidos.

O bilionário ainda mentiu que xerifes estavam ameaçando prender funcionários da FEMA “se atrapalhassem o trabalho de resgate e ajuda”. Muitas de suas alegações giram em torno da afirmação de que imigrantes já haviam esgotado os fundos federais para desastres, o que a FEMA disse ser falso.

Além de ser proprietário do X, Musk é a pessoa mais rica do mundo, CEO da Tesla e presidente da SpaceX, uma contratada federal que está usando seu serviço de satélites Starlink para restaurar as comunicações em comunidades isoladas pelos danos causados pelas enchentes de Helene no Sudeste dos Estados Unidos.

Sem mencionar Musk ou Trump, líderes da FEMA disseram na terça-feira que a desinformação está causando problemas para os sobreviventes de Helene, alguns dos quais estão sendo desencorajados a buscar ajuda. Eles também disseram que isso está prejudicando os socorristas, cuja moral tem sido afetada por ameaças à sua segurança.

A onda de teorias da conspiração falsas “é absolutamente a pior que já vi,” disse a administradora da FEMA, Deanne Criswell, a repórteres. Ela acrescentou que a agência tem há muito tempo uma página de controle de rumores para combater os tipos de golpes que costumam proliferar após desastres. “Eu esperava algo disso, mas não na extensão que estamos vendo.”

“É realmente lamentável que [as pessoas] continuem tentando criar esse nível de medo nessas comunidades, o que está impedindo nossa capacidade de fazer nosso trabalho no nível que precisamos, mas não vamos deixar que isso nos desanime,” acrescentou Criswell. “Continuaremos a estar nessas comunidades e a apoiá-las no que for necessário”.

A FEMA e outras agências estão ajudando residentes em estados como Flórida, Geórgia e Carolina do Norte, após a passagem de Helene há quase duas semanas. Republicanos, apoiadores de Donald Trump, como o senador Thom Tillis, da Carolina do Norte, também pediram o fim da disseminação de rumores e teorias da conspiração por comentaristas.

“Muitas dessas observações nem são de pessoas que estão no local,” disse Tillis no domingo no programa “Face the Nation” da CBS. “Acredito que devemos nos concentrar nas operações de resgate, recuperação e limpeza, e não precisamos de distrações no local. Isso é às custas dos socorristas que estão trabalhando duro e das pessoas que estão tentando recuperar suas vidas”.

Falsidades sobre desastres naturais complicam a logística da resposta a desastres, que depende da cooperação dos sobreviventes com uma rede de autoridades, disseram os líderes da FEMA.

Republicanos, democratas e oficiais apartidários rejeitaram as alegações de Musk. Oficiais republicanos apoiadores de Trump nessas áreas dizem que agências federais e funcionários estão em contato próximo.

Há uma segunda onda de mentiras em curso nos Estados Unidos. A de que o governo Biden pode controlar o tempo e tornou os furacões mais intensos por razões políticas, o que foi motivo de deboches por meteorologistas norte-americanos.

A deputada republicana Marjorie Taylor Greene alegou que alguém está “controlando” o clima para formar furacões, chamando-os de “ultrajantes”. “Sim, eles podem controlar o clima”, escreveu Greene no X na semana passada, depois que o furacão Helene varreu o Sudeste dos EUA, matando pelo menos 227 pessoas. “É ridículo alguém mentir e dizer que isso não pode ser feito.” Greene não especificou quem “eles” eram.

Ela então postou uma imagem de Helene sobreposta em um mapa eleitoral, sugerindo que o caminho do furacão havia sido intencionalmente definido para atingir condados com tendência republicana. O mapa parece ter sido criado por Matt Wallace, um influenciador de criptomoedas e teórico da conspiração com mais de 2 milhões de seguidores no X.

As postagens de Greene rapidamente se tornaram virais, com uma delas recebendo uma nota da comunidade gerada pelo usuário que esclareceu que a tecnologia de “controle do clima” existente é limitada à semeadura de nuvens em pequena escala e não pode gerar grandes tempestades ou furacões.

Ela foi amplamente ridicularizada por suas postagens, com Russell Foster, um ex-candidato democrata ao Congresso no Texas, escrevendo no X: “Se controlamos o clima, então por que diabos temos tantas secas ao redor do mundo e incêndios florestais piorando a cada ano? Eles poderiam simplesmente ligar a chuva e reabastecer os bilhões de galões de água que a América está precisando agora e parar os incêndios. Marjorie Taylor Greene é burra pra caramba”.

O presidente dos Estados Unidos chamou as declarações da deputada de “além do ridículo” durante pronunciamento sobre a resposta federal aos desastres.

O deputado Chuck Edwards, um republicano apoiador de Trump que representa uma das áreas mais atingidas no Oeste da Carolina do Norte, também se sentiu compelido a desmascarar a teoria da conspiração de Greene, chamando-a de “ultrajante”.

“Nos últimos 10 dias, fiquei orgulhoso de como nossas comunidades nas montanhas se uniram para ajudar umas às outras. Vimos um nível de apoio que é inigualável por qualquer outro desastre nacional; mas em meio a todo o apoio, também vimos um aumento em fontes não confiáveis ​​tentando causar caos compartilhando boatos, teorias da conspiração e boatos sobre esforços de resposta a furacões em nossas montanhas”, ele escreveu em seu site do congresso.

“Embora seja verdade, a resposta da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências ao Furacão Helene teve suas deficiências, estou aqui para dissipar os rumores ultrajantes que circularam online”, destacou.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.