Anúncios

Tornados espalharam destruição com mortes do Texas ao estado de Iowa | ERPLEY AIRFIELD

Os Estados Unidos enfrentam vários dias seguidos de tempo severo com novos tornados que varreram as Planícies Centrais norte-americanas no fim de semana, devastando comunidades inteiras do Texas ao estado de Iowa. As autoridades confirmaram ao menos cinco mortes como consequência dos tornados. Milhares de pessoas perderam suas casas que foram transformadas em escombros.

Foram confirmados mais de 50 tornados variando de EF-0 a EF-3, e esse número pode continuar aumentando, já que equipes de pesquisa do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS) ainda estão em campo, avaliando a magnitude dos danos para classificar a intensidade dos tornados.

A sexta-feira foi o dia mais ativo em tornados de 2024, com o NWS relatando que recebeu 86 relatos de tornados – o maior em um único dia desde 31 de março de 2023, quando foram relatados 161. Além das dezenas de alertas de tornado emitidos em Iowa e Nebraska na sexta-feira, foram emitidos dois raros avisos de emergência de tornado. Esses tornados causaram danos catastróficos em cidades como Elkhorn, Nebraska, e Minden, Iowa, e equipes de resposta especializadas foram trazidas para ajudar a avaliar a destruição.

Duas poderosas ondas de tempo severo com supercélulas de tempestades deixaram múltiplos rastros de destruição pelo Sul e as Planícies entre sexta-feira e ontem. O pior ocorreu no Leste do estado de Nebraska e Oeste de Iowa na sexta-feira e do Noroeste do Texas ao Sudoeste do Missouri no sábado.

Até domingo à noite, pelo menos quatro mortes relacionadas a tornados foram relatadas, incluindo uma no Iowa e três no Oklahoma. Os escritórios do Serviço Nacional de Meteorologia em Omaha (Nebraska) e Norman (Oklahoma) estabeleceram seus respectivos recordes para o maior número de alertas de tornado emitidos em um único dia, com 42 e 59, respectivamente.

As classificações preliminares de intensidade dos tornados em Nebraska e Iowa são esperadas para este começo de semana. Há possibilidade de um ou mais terem sido EF-4 na escala que vai até 5. Vários aviões particulares foram danificados ou destruídos no principal aeroporto de Omaha, o Eppley Airfield, durante a passagem de um tornado.

Após filtrar os relatos, o Centro de Previsão de Tempestades do NOAA/NWS contabilizou totais preliminares de 86 tornados desde sexta-feira até sábado de madrugada, com outros 39 relatos desde sábado à tarde até pouco depois da meia-noite. Essas ondas foram separadas por cerca de 14 horas sem tornados, o que, por algumas definições rigorosas, qualificaria o evento como duas ondas de tornados em vez de uma, explica o meteorologista Bob Henson.

Um radar meteorológico registrou vento de 360 km/h perto de Harlan, Iowa, no tornado que passou ela cidade de Minden. Danos que se qualificam para uma classificação EF5 – que foi aplicada pela última vez a um tornado em Moore, Oklahoma, em 20 de maio de 2013 – implicam ventos de superfície de pelo menos 300 km/h. No entanto, a medição do radar Doppler de Wheels foi coletada a uma altitude próxima de 300 metros, onde os ventos são menos afetados pelo atrito da superfície e podem ser consideravelmente mais fortes do que próximos ao nível do solo. A altura padrão das medições de vento de rotina é de 10 metros.

No centro de Sulphur, a cerca de 120 quilômetros a Sudeste de Oklahoma City, o governador Kevin Stitt disse aos repórteres que não tinha visto nada parecido desde que assumiu o cargo em janeiro de 2019. “Você simplesmente não pode acreditar na destruição”, disse ele. “Parece que todos os negócios no centro foram destruídos.”

Uma mulher em Sulphur morreu e cerca de 30 pessoas ficaram feridas, disse Stitt. Vinte dos feridos foram levados ao hospital e liberados. As autoridades ainda estavam avaliando esses números, que Stitt disse poderiam mudar. Pelo menos duas mortes foram confirmadas na cidade de Holdenville, a cerca de 110 quilômetros a Sudeste de Oklahoma City.

Os tornados são fenômenos meteorológicos extremos e destrutivos caracterizados por colunas de ar em rotação intensa que se estendem da base de uma tempestade para a superfície da Terra. Esses redemoinhos violentos são conhecidos por sua capacidade devastadora, capaz de causar grande destruição em segundos a minutos.

A escala Fujita, frequentemente usada para classificar a intensidade de tornados, varia de F0 a F5, sendo F5 o mais poderoso. Os tornados geralmente se formam em áreas onde massas de ar quente e úmido encontram massas de ar frio e seco, criando condições ideais para o desenvolvimento desses vórtices.

Tornados ocorrem em muitas partes do mundo, incluindo Austrália, Europa, África, Ásia e América do Sul. Até a Nova Zelândia relata cerca de 20 tornados por ano. Duas das maiores concentrações de tornados fora dos Estados Unidos são nas latitudes médias da América do Sul e em Bangladesh.

Cerca de 1.200 tornados atingem os Estados Unidos anualmente. Como os registros oficiais de tornados datam apenas de 1950, não se sabe o número médio real de tornados que ocorrem a cada ano. Além disso, os métodos de detecção e relato de tornados mudaram muito nas últimas décadas, o que significa que a estatística hoje considera tornados que no passado não entrariam na contabilidade. O Brasil não possui um banco de dados robusto sobre estas ocorrências no país ao longo da história e projetos de verificação e contabilidade de eventos são incipientes.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.