Anúncios

Duas massas de ar frio vão alcançar o Brasil em menos de dez dias com temperaturas abaixo do normal entre este fim de outubro e a primeira semana de novembro, projeta a MetSul Meteorologia com base em modelos numéricos gerados por supercomputadores.

METSUL

O ingresso destas massas de ar se insere em cenário de alta frequência de massas de ar frio que vem se registrando nesta primavera com sucessivas incursões de ar frio que proporcionam marcas não vistas em alguns casos há mais de uma década.

No último dia 21, por exemplo, a temperatura mínima na cidade de São Paulo, de 10,8ºC na estação do Mirante de Santana, foi a mais baixa em outubro desde 2014, quando os termômetros no local mediram 10,7ºC no dia 6. Em outros pontos da capital paulista, com base em medições da prefeitura, a temperatura desceu a 7,6ºC em plena segunda metade de outubro.

Em Minas Gerais, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Belo Horizonte registrou mínima no dia 21 de 9,1ºC, a mais baixa na estação do Cercadinho e para todas da capital mineira desde 2014, quando os termômetros marcaram 8,1ºC. No Sul de Minas Gerais, geou por vários dias seguidos.

No Rio de Janeiro, a temperatura no Parque Nacional de Itatiaia, com elevações de até 2500 metros, a temperatura no dia 21 caiu a 5,2ºC abaixo de zero. Na cidade do Rio de Janeiro, fez 12,1ºC em Jacarepaguá, menor marca em outubro também em mais de uma década.

No Sul do Brasil, áreas de relevo da região e próximas da fronteira com o Uruguai em pleno outubro tiveram marcas abaixo de zero. No Rio Grande do Sul, no dia 8, Cambará do Sul anotou 0,6ºC abaixo de zero no 57º dia em 2025 com marcas negativas no estado.

No mesmo dia 8, Porto Alegre em sua estação do Jardim Botânico registrou mínima de 8,2ºC, a mais baixa para outubro desde 2015, quando fez 7,4ºC no dia 18 com Super El Niño atuando naquela primavera.

Primeira massa de ar frio atua nesta semana

A primeira das duas massas de ar frio que vão influenciar o tempo no Centro-Sul do Brasil entre este fim de outubro e o começo de novembro impacta as condições atmosféricas nesta semana.

METSUL

Ar mais frio já começou a ingressar no Rio Grande do Sul e terá um importante reforço entre esta segunda e a terça-feira. Como haverá maior nebulosidade e a atmosfera não estará tão seca quanto na últimas incursão de ar frio, as mínimas não devem ser muito baixas. Maior resfriamento vai ocorrer na Campanha e na Serra do Sudeste assim como nos Campos de Cima da Serra.

A instabilidade frequente com a frente semi-estacionária entre o Sul e o Sudeste fará com que as tardes sejam de temperatura muito baixa para o fim de outubro nesta semana, em particular no meio da semana, entre os Campos de Cima da Serra e o Planalto Sul Catarinense.

Chuva frequente pela frente semi-estacionária e a influência do ar frio trará semana fria e úmida em Curitiba com características mais de inverno que primavera. Máximas abaixo do normal para o fim de outubro se repetirão dia após dia e a tarde de quarta-feira, em particular, será fria com marcas de 12ºC a 13ºC.

A frente fria associada ao ar frio trará uma semana de muita nebulosidade, chuva e garoa também na cidade de São Paulo com temperatura abaixo da média desta época do ano, notadamente nas máximas. Todas as tardes entre terça e sábado nesta semana terão máximas abaixo a muito abaixo da climatologia do fim de outubro na capital paulista.

Na cidade do Rio de Janeiro, a influência desta massa de ar frio de fim de outubro será mais sentida na segunda metade da semana com muitas nuvens, períodos de chuva e marcas nos termômetros baixas para esta época do ano.

Nova incursão de ar frio no começo de novembro

Modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia indicam que uma nova massa de ar frio poderia ingressar no Sul do Brasil na semana que vem, entre os dias 4 e 5, proporcionando um novo período de temperaturas abaixo da média na região.

METSUL

No momento, os modelos projetam uma maior impacto desta segunda incursão de ar frio mais ao Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com menores efeitos no Sudeste e mais limitados a áreas próximas da costa.

É o que poderia se esperar de ar frio tão tardio, afinal em novembro é muito menos frequente que massas de ar frio alcancem o Sul do Brasil e tendem a não ser intensas. Mesmo assim, esta incursão do começo de novembro tem potencial para ser mais seca que a desta semana e trazer mínimas muito abaixo da média mensal.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios