Duas frentes frias vão mexer com o tempo no Brasil durante esta semana, afetando o Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do território brasileiro com chuva em vários pontos e acumulados altos mais ao Sul do Brasil, de acordo com a previsão da MetSul Meteorologia.
Primeira frente fria da semana veio com muitos raios mais ao Sul do Brasil e um segundo sistema frontal trará instabilidade na segunda metade da semana com uma área de baixa pressão atmosférica | ETTORE CHIEREGUINI/AGIF/AFP/METSUL
A primeira frente fria avança e atua agora neste começo de semana enquanto o segundo sistema frontal é esperado na segundo metade da semana com um centro de baixa pressão atmosférica.
Esta primeira frente fria atuava na manhã deste domingo no Rio Grande do Sul e trazia chuva na maioria das regiões gaúchas e com precipitações moderadas a fortes com raios e trovoadas em vários pontos, especialmente na Metade Norte gaúcha.
Os acumulados de chuva até o final da manhã deste domingo no estado gaúcho atingiam 100 mm em Cachoeira do Sul, 88 mm em São Francisco de Assis, 87 mm em Canguçu, 80 mm em Restinga Seca e Pelotas, 78 mm em Rosário do Sul, 74 mm em Venâncio Aires e Encruzilhada do Sul e 72 mm em Jaguari.
Na região metropolitana, acumulados altos até o fim da manhã deste domingo com 71 mm em Cachoeirinha, 69 mm em Nova Santa Rita, 67 mm em Alvorada, 65 mm em Sapucaia do Sul, 64 mm em Novo Hamburgo e Canoas, 63 mm em Gravataí e Viamão, 62 mm em São Leopoldo, 56 mm em Porto Alegre e 54 mm em Eldorado do Sul.
Entre a tarde e a noite deste domingo, a chuva no Rio Grande do Sul vai se concentrar do Centro para o Norte do estado e ainda na região da Lagoa dos Patos, no Leste gaúcho, logo os volumes de chuva vão seguir aumentando e são longe de serem definitivos.
Também na segunda metade deste domingo, o sistema leva chuva para o Oeste, Meio-Oeste e o Sul de Santa Catarina, exceção de áreas do Nordeste catarinense. O tempo muda ainda neste domingo no Oeste e no Sul do Paraná assim como no Sul do Mato Grosso do Sul.
Os mapas a seguir mostram as projeções de chuva do modelo do Centro Meteorológico Alemão Icon para hoje, amanhã, terça e quarta em que se observa como vai avançar a frente fria. Os mapas podem ser consultados a qualquer hora em nossa seção de mapas pelo assinante (assine aqui).
METSUL
Nesta segunda-feira, a chuva persiste no Sul do Brasil e deve cair na Metade Norte do Rio Grande do Sul, em várias regiões de Santa Catarina, em muitas áreas do Paraná (menor chance no Nordeste paranaense) e ainda no Sul e Oeste do Mato Grosso do Sul e no Oeste do Mato Grosso. Na terça, a atuação da frente traz chuva para pontos do Leste catarinense e paranaense e de forma isolada e São Paulo.
Segunda frente fria da semana
Na quinta-feira, a atuação de um centro de baixa pressão volta a instabilizar o tempo no Rio Grande do Sul e começa a organizar uma frente fria que vai levar chuva ainda para pontos de Santa Catarina e do Paraná, e de forma muito isolada no Mato Grosso do Sul.
Entre sexta e sábado, a baixa pressão deve se aprofundar no oceano e deslocar a frente para o litoral do Sudeste do Brasil. A circulação de umidade ciclônica vinda do mar ainda traz chuva no Leste gaúcho e o tempo se instabiliza em pontos próximos da costa no Leste de São Paulo.
Volumes de chuva
Os maiores acumulados de chuva pela atuação dos dois sistemas frontais devem se dar no Sul do Brasil, em particular no Rio Grande do Sul pelos volumes observados pelo sistema frontal do começo desta semana.
Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva acumulada nesta semana dos modelos do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) e alemão (Icon), ambos disponíveis para o nosso assinante na seção de mapas.
METSUL
METSUL
Com a chuva da primeira frente deste fim de semana e ainda da segunda somada ao que se prevê para a baixa pressão com frente fria na segunda metade da semana, haverá vários pontos do Rio Grande do Sul em que a chuva desta semana deve ficar perto e acima de 100 mm com acumulados até de 150 mm ou mais em algumas cidades.
Vem frio com as frentes frias?
As duas frentes frias terão ar mais frio em suas retaguardas, mas não deve se esperar ar frio de grande intensidade neste primeiro sistema frontal da semana. A temperatura já declinou no Rio Grande do Sul após o calor de até 34ºC do sábado. Na terça e na quarta, as madrugadas serão mais frias com marcas abaixo de 5ºC e geada na Serra do Sudeste e no Sul gaúcho.
Na cidade de São Paulo, onde as tardes de hoje e da segunda são um pouco quentes, a passagem da frente fria pela costa traz aumento de nuvens e chance de precipitação leve entre terça e quarta com queda de temperatura e máximas bem mais baixas, mas sem expectativa de frio.
METSUL
A baixa pressão com frente fria na segunda metade da semana precede reforço de ar frio no Sul do Brasil. Esta segunda incursão de ar frio no final da semana será mais forte e com trajetória continental com queda de temperatura no Sul e parte do Centro-Oeste e do Sudeste.
Por isso, volta a fazer mais frio na sexta e no sábado e podem ocorrer marcas negativas nas áreas de maior altitude do Sul do país. Ar mais frio chega sem grande intensidade à cidade de São Paulo no final da semana com temperatura agradável. Declínio maior da temperatura deve ocorrer no Mato Grosso do Sul.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.