Anúncios

Duas frentes frias vão alcançar o Brasil em apenas cinco dias e mexer com o tempo em diferentes regiões do país, provocando chuva e a possibilidade de temporais isolados, de acordo com a previsão do tempo da MetSul Meteorologia.

É sempre importante lembrar que frente fria costuma estar associada à instabilidade entre duas massas de ar de características diferentes e não necessariamente significa a ocorrência de frio, que é trazido por massas de ar frio.

Por isso, nos meses de inverno as frentes frias costumam separar uma massa de ar quente de uma fria ou uma fria para uma ainda mais fria enquanto nos meses de fim de primavera e verão os sistema frontais via de regra trazem mudanças de massa de ar quente para uma menos quente.

Deve ser o caso desta primeira frente fria que chega ao Sul do Brasil entre esta quarta e quinta-feira com fraca atividade e sem queda acentuada da temperatura. Porto Alegre, por exemplo, deve anotar máxima de 31ºC a 32ºC nesta quarta enquanto na quinta a tarde pode ter 27ºC.

Uma das métricas que se usa para avaliar a mudança da massa de ar é temperatura em 850 hPa, o nível de pressão que corresponde a 1500 metros de altitude. A temperatura neste nível da atmosfera vai estar em 16ºC na tarde desta quarta e em 13ºC na tarde de quinta, ou seja, a queda da temperatura será modesta após a passagem da frente fria.

Justamente porque não se projeta um grande contraste térmico de massas de ar, a frente não deve trazer muita chuva para o Rio Grande do Sul nesta quarta com precipitação muito mal distribuída.

Na madrugada e manhã, a nebulosidade aumenta com chuva localizada, sobretudo no território gaúcho e catarinense. À tarde e à noite, a instabilidade segue, mas de forma isolada e afeta ainda parte do Paraná. Sequer deve chover em vários pontos, como em locais do Sul e do Leste gaúcho.

Assim, não se espera um dia de tempo fechado. O sol aparece entre nuvens na maior parte das cidades, e a chuva será irregular e mal distribuída. O destaque do dia será o calor e o ar abafado. As máximas devem variar entre 28°C e 30°C na maioria do Rio Grande do Sul, podendo chegar a 33°C ou 34°C em pontos do Oeste, Noroeste, Centro, Vales e Grande Porto Alegre. No Norte do Paraná, as temperaturas ficam entre 33°C e 36°C.

Na quinta-feira, o sol predomina no Rio Grande do Sul, com chuva apenas isolada na Metade Norte. Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo segue variável, com sol e pancadas irregulares.

Segunda frente fria será mais forte e chega no fim de semana

A segunda frente fria deve chegar no domingo ao Rio Grande do Sul e será precedida por um sábado de sol e calor. Este sistema frontal deve trazer mais chuva e em maior número de cidades do território gaúcho porque terá muito maior atividade que o primeiro.

Por estar sendo impulsionado por uma massa de ar frio, esta segunda-feira avançará mais para o Norte e mexerá com o tempo no restante da Região Sul com chuva e temporais isolados, alcançando ainda outros estados do país.

METSUL

Modelos mostram que esta segunda frente vai se deslocar na próxima segunda-feira pelo Centro-Oeste e o Sudeste com chuva, que será localmente forte, e prováveis temporais isolados nas duas regiões. Na terça, de acordo com os dados, a frente ainda provocaria instabilidade entre o Rio de Janeiro, Espírito Santo e o Sul da Bahia.

Volumes de chuva

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para os próximos sete dias no Centro-Sul do Brasil a partir de dados do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), que você tem acesso clicando aqui.

METSUL

Grande parte dos volumes indicado no mapa será consequência da atuação das duas frentes frias, mas no Centro-Oeste e no Paraná parte expressiva dos acumulados vai resultar de centro de baixa pressão que atuará no Paraguai nesta segunda metade da semana e deve trazer chuva localmente volumosa e temporais isolados em pontos do Mato Grosso do Sul, Paraná e do país vizinho.

Como se observa no mapa, os maiores volumes de chuva tendem a ser dar entre o Paraná, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. Os acumulados em pontos do Mato Grosso do Sul podem ser significativamente elevados com marcas de até 200 mm ou mais em algumas localidades.

Anúncios