Anúncios

FERNANDO OLIVEIRA

O Rio Grande do Sul experimentou um sábado escaldante e terá um domingo com temperatura ainda mais alta em diversas localidades enquanto uma frente fria vai se aproximar, gerando instabilidade com chuva e risco de temporais isolados em algumas regiões, projeta a MetSul Meteorologia.

Uma massa de ar seco e quente cobre o Rio Grande do Sul e favorece a temperatura por demais elevada. Com a atmosfera seca, a nebulosidade é escassa com tempo muito aberto que proporciona rápido e acentuado aquecimento.

Este sábado de muito calor teve máximas na rede do Instituto Nacional de Meteorologia de 37,6ºC em Quaraí; 37,3ºC em Campo Bom; 37,0ºC em São Luiz Gonzaga e São Vicente do Sul; 36,9ºC em Uruguaiana; 36,8ºC em Alegrete; 36,7ºC em São Borja; 36,3ºC em São Gabriel; e 36,0ºC em Santa Rosa e Teutônia.

Já estações automáticas particulares indicaram temperaturas entre 38ºC e 39ºC em cidades de diferentes regiões, destacando-se, por exemplo, 38,9ºC em Porto Vera Cruz; 38,8ºC em Maçambará; e 38,0ºC em Santa Rosa.

Em Porto Alegre, a temperatura chegou a 35ºC em alguns bairros da capital. Estações automáticas na cidade do Instituto Nacional de Meteorologia anotaram 34,6ºC no Jardim Botânico e 34,3ºC em Belém Novo.

Na região metropolitana, além do registro de 37,3ºC em Campo Bom, estações indicaram neste sábado máximas de 36,9ºC em Parobé; 35,8ºC em São Leopoldo; 35,2ºC em Nova Santa Rita; e 33,9ºC em Gravataí.

Calorão aumenta neste domingo em parte do estado

Este domingo será ainda mais quente com o pico do calor no Rio Grande do Sul. Grande número de locais do estado deve ter uma tarde com os termômetros indicando valores perto ou acima de 35ºC numa tarde escaldante, mas no Oeste aumento de nuvens com chance de instabilidade deve impedir máximas tão altas quanto hoje.

METSUL

Na capital gaúcha, máxima de 36ºC a 37ºC neste domingo à tarde. Na área metropolitana, possibilidade de registros de 38ºC a 39ºC ou mais em alguns municípios. Nos vales, Centro gaúcho, Oeste e Noroeste diferentes pontos podem anotar de 37ºC a 40ºC. Até na Serra fará muito calor com marcas generalizadas acima de 30ºC e máximas de até 34ºC a 35ºC em algumas cidades.

Chuva e temporais

O sol aparece com nuvens em todas as regiões do Rio Grande do Sul neste domingo, mas a nebulosidade começa a aumentar a partir do Oeste com a aproximação e chegada de uma frente fria.  O tempo se instabiliza com pancadas de chuva da tarde para a noite em diferentes áreas do estado, especialmente do Oeste, Centro e Sul.

METSUL

Como vai estar muito quente, há o perigo de alguns temporais isolados fortes com vento, mas enfatizamos que qualquer ocorrência será bastante pontual e isolada com maior risco na Campanha e no Sul do estado. A presença de ar mais seco em níveis médios da atmosfera desfavorece um episódio de temporais mais generalizados.

Não se afasta que a instabilidade possa até se aproximar ou alcançar a área de Porto Alegre à noite, mas a maioria dos dados limita a instabilidade a áreas mais ao Centro, ao Oeste e ao Sul do estado neste domingo. Na segunda, a instabilidade frontal afeta grande parte do Rio Grande do Sul com queda de temperatura, mas aind faz calor em parte do estado.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.