Anúncios

O domingo será um dia clássico de auge do inverno no Rio Grande do Sul com os gaúchos enfrentando abundante nebulosidade, períodos de chuva, garoa, frio e vento por vezes forte, indica a previsão do tempo da MetSul Meteorologia.

Domingo terá chuva, vento e frio em Porto Alegre | ALEX ROCHA/PMPA

O que vai ocorrer? Uma frente fria se organiza no começo do dia na Metade Norte do estado enquanto uma área de baixa pressão se aprofunda no Oceano Atlântico, a Leste do estado.

O dia será de abundante nebulosidade no Rio Grande do Sul com predomínio de céu encoberto no decorrer do dia, embora possam ocorrer aberturas em alguns pontos no fim da tarde e à noite, especialmente no Oeste e no Sul.

A chuva persiste. Na madrugada e de manhã, frente fria traz chuva na Metade Norte e que será forte a intensa em alguns pontos, sobretudo numa faixa entre o Noroeste, o Alto Jacuí, Planalto Médio, Alto e Médio Uruguai, Noroeste, Vales, Serra, Campos de Cima da Serra e Litoral Norte. A Grande Porto Alegre também pode ter período de chuva forte, sobretudo na madrugada e com maiores volumes no Norte da área metropolitana.

A partir do meio ou o final da manhã, a frente fria se afasta e cessam gradualmente as condições para chuva forte ou intensa na Metade Norte. O tempo, entretanto, não firme e as muitas nuvens ainda podem trazer precipitação da tarde para a noite, sem volumes altos, e em vários casos com chuva leve ou garoa.

No Sul do estado, a circulação da área de baixa pressão traz chuva e garoa mais entre a madrugada e de manhã, mas, no geral, com baixos volumes. Na segunda metade do dia, embora ainda com muitas nuvens, podem ocorrer aberturas. Já no Oeste, muitas nuvens para pouca ou nenhuma chuva, conforme a localidade.

A temperatura estará baixa à medida que uma nova massa de ar frio e muito intensa vai começar a avançar a partir do Uruguai e da Argentina. O dia todo será frio, mas com pequena variação entre as mínimas e as máximas pela elevada umidade. À tarde, marcas de 10ºC a 13ºC na maior parte do estado, mas vários pontos da Metade Sul e alguns do Centro e da Metade Norte do estado podem terão menos de 10ºC no meio da tarde, o que é muito frio para o horário.

A área de baixa pressão e o ingresso de ar frio trazem vento moderado a forte. Rajadas mais forte são previstas para o Sul e o Leste gaúcho, especialmente na costa e na área da Lagoa dos Patos. As rajadas devem ficar entre 60 km/h e 80 km/h, mas podem ser superiores em alguns pontos. O vento, com o frio e a queda da temperatura, trará muito baixa sensação térmica, especialmente à noite.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.