Anúncios

Paraná terá temporais nesta sexta | ASSAF SAAB DE SOUZA

O Sul do Brasil enfrenta temporais desde a terça-feira e a onda de tempestade na região vai prosseguir nesta sexta-feira em localidades mais ao Norte, alcançando ainda o Centro-Oeste e o Sudeste. No quarto dia da onda de tempestades, o estado do Paraná deve ser o mais afetado.

O Rio Grande do Sul teve três dias seguidos com registro de granizo, mas nesta sexta-feira não há mais risco de temporais à medida que uma massa de ar seco e frio de alta pressão passa a dominar o estado e garantir o tempo firme no território gaúcho.

Seguidores da MetSul Meteorologia relataram entre terça e ontem queda de granizo no Rio Grande do Sul em pontos de Santa Vitória do Palmar, Pelotas, Arroio do Padre, Charqueadas, Carazinho, Guaíba, Eldorado do Sul, Camaquã, Tavares, Cidreira, Encruzilhada do Sul, Arroio dos Ratos, Quintão, Tapes, Dom Feliciano, Dois Irmãos, Gramado, Terra de Areia, Minas do Leão, Sertão Santana, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Sapucaia do Sul, Esteio e Antônio Prado.

Caiu granizo ainda em Vacaria, Sentinela do Sul, Rio Grande, Arambaré, Bagé, Turuçu, Morro Redondo, Mostardas, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Torres, Pedro Osório, Amaral Ferrador, Santana da Boa Vista, Muçum, Chuvisca, Roca Sales, Encantado, Capão da Canoa, Riozinho, Flores da Cunha, São Francisco de Paula, Porto Alegre, Viamão, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Viamão, Alvorada, Três Coroas, Igrejinha, Bento Gonçalves, São Sebastião do Caí, Xangri-lá, Lindolfo Collor, Canela, Nova Petrópolis, Flores da Cunha, Tramandaí, São José do Norte, Catuípe e Venâncio Aires.

Santa Catarina também teve três dias seguidos de temporais de granizo e vento com danos em algumas localidades. Lages foi o município mais atingido com uma grande precipitação de granizo na tarde de terça e um segundo temporal com granizo e vendaval na tarde de ontem. Ao menos duas cidades catarinenses decretaram emergência em consequência dos temporais de granizo.

Os municípios de Balneário Gaivota e Sombrio, no Sul catarinense, decretaram situação de emergência em razão do temporal de granizo de quarta-feira. A chuva danificou casas, deixou famílias desalojadas e suspendeu aulas. O temporal de granizo que atingiu Sombrio deixou danos em pelo menos 400 casas. Além das residências, prédios públicos, indústrias, comércio, escolas municipais e ginásio de esportes também sofreram estragos.

Nesta sexta, à medida que a frente fria se desloca para o Norte, permanece o risco de tempo severo com temporais isolados em pontos do Norte catarinense, no Paraná, no Sul do Mato Grosso do Sul e ainda em São Paulo, especialmente no Sul e no Leste paulista. Veja nos mapas com as projeções do modelo europeu como a instabilidade deve avançar nesta sexta pelo Sul do país.

Projeção de chuva do modelo europeu para a manhã desta sexta | METSUL

Projeção de chuva do modelo europeu para a tarde desta sexta | METSUL

Projeção de chuva do modelo europeu para a noite desta sexta | METSUL

Como se observa, o estado do Paraná deve ter a instabilidade mais forte no decorrer desta sexta com risco de chuva localmente forte a intensa, raios, queda localizada de granizo com variado tamanho e ainda o risco de vendavais localizados. A instabilidade vai avançar junto com a frente fria depois para o Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Com isso, Curitiba e outras cidades do Paraná terão chuva nesta sexta e que pode ser forte e com trovoadas em alguns pontos. A atmosfera segue aquecida mais ao Norte do Paraná, o que favorece o risco de tempo severo localizado no estado pelo avanço de uma massa de ar mais frio a partir do Sul.