Anúncios

Rios saem do leito e várias regiões catarinenses enfrentam inundações | PMSC

As enchentes se agravam em Santa Catarina e o número de municípios em situação de emergência mais que dobrou desde a sexta-feira. As autoridades catarinenses ainda confirmam duas mortes em consequência das intensas precipitações que castigam o estado há dias com acumulados de chuva de 200 mm a 300 mm em algumas cidades só na primeira semana de outubro.

Santa Catarina registra, até o momento, 120 municípios com ocorrências em virtude das chuvas fortes que atingem o estado desde a última semana. O dado está no relatório da Defesa Civil atualizado na manhã deste domingo. O número de municípios em situação de emergência subiu para 54 municípios.

Foram confirmadas duas mortes, a primeira em Rio do Oeste e a segunda em Palmeira. Com a continuidade da chuva intensa em todo o estado, o governador Jorginho Mello autorizou na noite de sábado o fechamento das barragens de Ituporanga e José Boiteux. O governo distribuiu 8.637 itens de assistência humanitária e todas as equipes da Defesa Civil do Estado seguem de prontidão para atendimento às ocorrências e orientação da população.

O nível do rio Itajaí-Açu chegou a 9,49 metros na madrugada deste domingo, mas já baixou durante a manhã de hoje. De acordo com a Defesa Civil da cidade, são 104 pessoas desabrigadas no município em consequência da enchente. A cidade também teve deslizamentos de terra.

Os bombeiros militares resgataram 118 pessoas ontem em Tubarão. Foram atendidos 38 chamados. A cidade registrou muitos pontos de alagamentos, assim como outros municípios da região.

Desde terça-feira, quando se iniciou a chuva em Santa Catarina, os bombeiros atenderam 399 ocorrências, em 106 municípios. Entre ontem e hoje cedo foram 246 atendimentos realizados e 359 bombeiros empregados. Desde o começo da operação, atuam 567 bombeiros, com 194 viaturas.

O governo de Santa Catarina editou decreto de emergência em parte do estado. O decreto, publicado na sexta e com vigência de 180 dias, afirma que fica declarada situação anormal, provocada por desastre meteorológico e caracterizada como situação de emergência. Ao todo, 82 municípios estão na lista.

A boa notícia é que, embora ainda chova fraco em algumas cidades, a instabilidade vai diminuir muito em Santa Catarina na segunda e na terça-feira com o sol aparecendo com nuvens na maioria das cidades. O Leste catarinense ainda deve ter momentos de maior nebulosidade.