Anúncios

O mês de dezembro que se inicia hoje tem tendência de chuva abaixo da média no Rio Grande do Sul, o que já deve causar estresse hídrico para a agricultura em parte do estado, especialmente mais ao Sul.

ALEX ROCHA/PMPA

É importante destacar que precipitação abaixo ou muito abaixo da média não significa que deixará de chover, mas que a tendência é chover com acumulados inferiores ao normal da climatologia histórica.

Outro ponto importante a destacar é que se ingressa no período quente da climatologia anual, o que significa que são comuns temporais isolados que podem trazer elevados volumes de chuva em pontos localizados. Assim, mesmo que o sinal seja de precipitação abaixo ou muito abaixo da média para o estado, algumas cidades podem ter volumes altos por conta destes temporais isolados.

Neste primeiro dia de dezembro, o quadro é de instabilidade atmosférica no Rio Grande do Sul. Já choveu na madrugada em diversos municípios, especialmente na Metade Leste gaúcha.

Muitas nuvens cobrem a Metade Leste do Rio Grande do Sul neste primeiro dia de dezembro, mas não se deve esperar uma jornada de tempo fechado no estado. Aberturas de sol chegam a ocorrer em diferentes pontos do território gaúcho, sobretudo na Metade Oeste.

O tempo, no entanto, não vai estar firme. Há chance de períodos de chuva em todas as regiões gaúchas no decorrer da chuva, mas a precipitação deve ser bastante irregular na distribuição e terá baixos volumes na maior parte dos locais.

Na Metade Oeste gaúcha, onde a manhã é de sol, o forte aquecimento com calor deve gerar convecção e nuvens com chuva em diferentes locais da região da tarde para a noite desta segunda-feira.

Anúncios