Anúncios

Mapa mostra a projeção de anomalia de temperatura pelo modelo norte-americano GFS para a tarde de sexta-feira com indicativo de marcas muito acima da média no Norte da Argentina, Paraguai e o Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul teve nesta terça-feira mais um dia com mínimas abaixo de zero no 26º dia do ano com registro de temperatura negativa no Estado, o sexto neste mês de agosto. As mínimas foram de 3,6ºC abaixo de zero em São José dos Ausentes e -1ºC em Bom Jesus. Em Porto Alegre, os termômetros indicaram 5,7ºC na Lomba do Pinheiro e 5,8ºC no Lami. Grande parte do território gaúcho anotou marcas abaixo de 5ºC durante a madrugada com formação de geada. Destaques para as mínimas de Pelotas, onde fez 3ºC e Santa Rosa com 1ºC.

O curto período frio iniciado entre domingo e ontem está perto do fim. A madrugada desta quarta-feira voltará a ter baixa temperatura no Rio Grande do Sul com formação de geada em algumas áreas, entretanto de forma mais localizada. O fenômeno se concentrará principalmente em baixadas e mais em áreas de altitude da Metade Norte do Estado. Já as mínimas tendem a ser mais altas que as de hoje e ontem, apesar de ainda baixas. Grande mudança se espera é nas máximas do dia que tendem a subir muito em relação ao inicio da semana. Já podem atingir nesta quarta-feira até 30ºC em pontos do Noroeste gaúcho e 27ºC ou 28ºC em pontos de Porto Alegre.

Mantém-se a previsão da MetSul de temperatura muito alta à tarde agora na segunda metade da semana. As tardes de quinta, sexta e sábado serão muito quentes no Estado com máximas ao redor ou acima de 30ºC em Porto Alegre e de 32ºC a 34ºC no Noroeste gaúcha. Muitas cidades devem ter máximas perto ou um pouco acima de 30ºC. O que chama a atenção em relação a calor nos modelos analisados pela MetSul é o indicativo para a próxima semana. Apesar da chuva que se prevê no território gaúcho agora para o fim de semana, ar ainda mais quente poderia ingressar no Rio Grande do Sul no decorrer da semana que vem, conforme as projeções de alguns modelos numéricos. Esses dados indicam potencial para máximas superiores a desta semana.


Anúncios