Não há previsão de calor intenso, mas o prognóstico da MetSul Meteorologia indica que a virada do mês de agosto para setembro entre domingo e segunda-feira terá temperatura alta em diversas regiões do Rio Grande do Sul com marcas acima da média desta época do ano.
METSUL
Correntes de vento de Norte vão trazer ar quente neste fim de semana e na segunda para o território gaúcho com elevação acentuada da temperatura e calor moderado em parte do território gaúcho.
Neste sábado, grande parte do território gaúcho deve ter máximas entre 25ºC e 30ºC com as maiores temperaturas no Noroeste, Oeste, Centro, Vales e a Grande Porto Alegre. No Oeste, as máximas vão ficar entre 28ºC e 30ºC, o que ocorrerá também no Noroeste, onde alguns pontos podem bater nos 30ºC. Na região metropolitana, marcas entre 26ºC e 27ºC.
No domingo, por sua vez, aumento de nebulosidade e chuva deve frustrar aquecimento maior no Oeste. Segue mais quente no Noroeste com máximas, em média, de 27ºC a 29ºC. No Centro do estado, nos vales e Grande Porto Alegre, a maioria das cidades vai ter entre 25ºC e 27ºC.
Na segunda-feira, primeiro dia de setembro, a temperatura estará mais alta na Metade Norte gaúcha. Em áreas como o Noroeste, os vales e a região metropolitana. Pontos da Grande Porto Alegre e dos vales podem anotar entre 28ºC e 30ºC.
O aquecimento na virada do mês será consequência da atuação de uma corrente de jato em baixos níveis que, com vento do quadrante Norte, transportará ar quente do Centro-Oeste do Brasil para o Rio Grande do Sul.
METSUL
A formação da corrente de jato decorrerá de uma ciclogênese entre o Oeste e o Centro da Argentina que vai ter início no domingo com forte queda de pressão atmosférica e a organização desta corrente.
Em termos leigos, a corrente de jato em baixos níveis é uma corrente de ar estreita encontrada na baixa atmosfera, normalmente em torno do nível de pressão de 850 hPa (ou cerca de 1500 metros de altitude), atuando entre um e dois quilômetros de altura. Ou seja, é um corredor de vento nas camadas baixas da atmosfera.
No caso dos jatos de baixos níveis que atuam no Rio Grande do Sul, o fenômeno traz ar quente com elevação da temperatura e ainda vento do quadrante Norte moderado a forte em diversas regiões gaúchas.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.