Porto Alegre teve um dia histórico. Memorável. Com cenas que jamais se tinha visto na história da cidade. Uma multidão de estrangeiros misturada a brasileiros inundou as ruas centrais da Capital. O Centro se transformou em um mar laranja por ocasião da Orange Square no Largo Glênio Peres, a festa de concentração dos holandeses e que, na sequência, percorreu a Borges de Medeiros até o Beira-Rio. Uma multidão de australianos igualmente tomou conta das ruas. O ambiente não podia ser mais festivo. Uma jornada tão especial e alegre que transformou Porto Alegre precisava que o céu ajudasse. E ajudou. Após madrugada de nuvens e até chuva fraca, a Orange Square do começo da manhã teve sol e nuvens esparsas com 11ºC.
Multidão de holandeses transformou o Centro da Capital em verdadeiro mar laranja – Alexandre Aguiar/MetSul
Amsterdam ? Festa holandesa parou o Centro e impressionou pelo enorme número de pessoas – Luciano Lanes/PMPA
Avenida Borges de Medeiros pintada de laranja numa cena memorável para Porto Alegre – Anselmo Cunha/PMPA
Imagem histórica do dia em que uma multidão de holandeses pintou Porto Alegre de laranja – Ricardo Giusti/PMPA
O ingresso do ar polar afastou a nebulosidade e, como era previsto, o jogo no Beira-Rio entre Holanda e Austrália foi disputado com céu azul e 15ºC no apito inicial. Estação do Metroclima localizada a poucas quadras do estádio do Mundial indicava 14,6ºC às 13h e 15,1ºC no fim do jogo. Nem parecia frio dentro do estádio. Muitos australianos e holandeses podiam ser vistos até sem camisa. Quem olhou pra cima viu um espetáculo de céu azul (fotografia abaixo de Ivo Gonçalves/PMPA).
A máxima, mesmo com sol, na Capital, não superou 16ºC no Jardim Botânico e às 20h alguns bairros da Capital tinham 9ºC. Esta massa de ar frio derrubou a temperatura no Estado. O amanhecer teve 1ºC em Morro Redondo (Serra do Sudeste) e 3ºC na fronteira com o Uruguai, mas no começo desta noite já fazia 1,9ºC em Ausentes. Esta quinta será o oitavo dia do ano com registro de marcas negativas no Rio Grande do Sul e, como a madrugada seguinte volta ser muito fria, a sexta deve ser o nono. Nesta quinta e na sexta se espera geada na maioria das regiões gaúchas, inclusive na Grande Porto Alegre e em pontos isolados das zonas Sul e Leste da Capital. Faz frio o dia todo nesta quinta na maior parte dos municipios gaúchos. No fim de semana, ainda faz frio à noite, mas com menor intensidade. O sol predomina no Estado nesta quinta, na sexta e no sábado.