A combinação de calor e umidade na atmosfera favoreceu ontem no Rio Grande do Sul e na maior parte do Sul do Brasil movimentos convectivos em que o ar ascende e gera instabilidade. Durante a tarde, na Grande Porto Alegre e em outras áreas do Estado, muitas nuvens de desenvolvimento vertical se formaram com pancadas localizadas de chuva. Em alguns pontos da Serra, a chuva foi forte.
Típica situação de verão em que as pancadas ocorrem da tarde pra noite por conta do aquecimento diurno. Essas pancadas podem se repetir hoje e nos próximos dias devido ao forte aquecimento, mas tendem a ser ainda mais isoladas.
Reiteramos o aviso de que uma massa de ar muito quente se instala no Rio Grande do Sul agora nesta segunda metade da semana com acentuada elevação da temperatura e tardes de intenso calor. Mantém-se a tendência de que as tardes de sexta e sábado sejam as mais quentes com marcas em algumas regiões perto de 40ºC, inclusive na área metropolitana.
Entre o domingo e a segunda-feira uma frente fria avança pelo território gaúcho com chuva que pode ser forte a intensa com elevados volumes em algumas regiões, não se descartando tempestades no domingo. Essa frente fria precede uma massa de ar frio que vai derrubar a temperatura no começo da próxima semana com jornadas muito amenas e madrugadas frias para o verão em algumas cidades gaúchas.