Anúncios

A combinação de calor e umidade na atmosfera favoreceu ontem no Rio Grande do Sul e na maior parte do Sul do Brasil movimentos convectivos em que o ar ascende e gera instabilidade. Durante a tarde, na Grande Porto Alegre e em outras áreas do Estado, muitas nuvens de desenvolvimento vertical se formaram com pancadas localizadas de chuva. Em alguns pontos da Serra, a chuva foi forte.

Celso Feilstrecker

Diego Motta

Alexandre Pinto

Típica situação de verão em que as pancadas ocorrem da tarde pra noite por conta do aquecimento diurno. Essas pancadas podem se repetir hoje e nos próximos dias devido ao forte aquecimento, mas tendem a ser ainda mais isoladas.


Elvio Farias

Reiteramos o aviso de que uma massa de ar muito quente se instala no Rio Grande do Sul agora nesta segunda metade da semana com acentuada elevação da temperatura e tardes de intenso calor. Mantém-se a tendência de que as tardes de sexta e sábado sejam as mais quentes com marcas em algumas regiões perto de 40ºC, inclusive na área metropolitana.


Entre o domingo e a segunda-feira uma frente fria avança pelo território gaúcho com chuva que pode ser forte a intensa com elevados volumes em algumas regiões, não se descartando tempestades no domingo. Essa frente fria precede uma massa de ar frio que vai derrubar a temperatura no começo da próxima semana com jornadas muito amenas e madrugadas frias para o verão em algumas cidades gaúchas.  

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios