Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta que contraste térmico e de pressão atmosférica vai causar vento moderado a forte no final desta semana do quadrante Leste no Sul do Brasil, afetando Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, sem maiores riscos.

METSUL

O que vai acontecer? Massa de ar mais quente e de menor pressão atmosférica estará neste final da semana sobre o Norte da Argentina e o Oeste do Rio Grande do Sul ao mesmo tempo que uma massa de ar frio estará sobre o Oceano Atlântico e a Leste do Sul da Região Sul.

Isso vai intensificar o vento nesta sexta-feira, especialmente da tarde para a noite, nos três estados do Sul do Brasil e que vai soprar de Leste a Nordeste com intensidade entre 30 km/h e 50 km/h e rajadas de 50 km/h a 70 k/h em alguns pontos. No sábado, o vento segue de Nordeste com rajadas em média de 50 km/h a 70 km/h no Leste gaúcho, em especial no litoral.

O vento por horas seguidas do quadrante Leste é uma condição bastante típica desta época do ano e costuma ser uma das marcas do clima na primavera gaúcha, especialmente nos meses de outubro e novembro.

A razão para o vento é um enorme gradiente (diferença) de temperatura e pressão entre o mar e o continente. Trata-se de uma situação bastante comum de se observar no final do inverno e na primavera, que vai se repetir muitas vezes no decorrer das próximas semanas.

O vento moderado a forte do quadrante Leste ocorre quando há ar mais frio e de alta pressão no mar e ar mais quente se instala no continente com áreas de baixa pressão que costumam atuar no Norte da Argentina e no Paraguai.

Com efeito, estabelece-se um contraste de temperatura e pressão entre o Oceano Atlântico e o continente. Sobre o mar, ar mais frio e de maior pressão atmosférica. Sobre o continente, ar mais quente e de menor pressão atmosférica.

Sabe-se que a temperatura se eleva durante o dia mais rapidamente sobre terra do que sobre água. E que à noite ocorre o contrário com resfriamento maior sobre terra do que sobre água.

À medida que a temperatura se eleva com o sol durante o dia, a diferença de temperatura entre o mar e o continente aumenta. Áreas sobre terra ficam com temperatura muito maior que sobre o oceano.

Na sequência, o ar de menor temperatura (mais denso) começa a se deslocar para o ambiente em que a o ar está mais quente (e mais leve). Esse deslocamento de ar, do mar para terra, traz o vento.

Por isso, o vento sopra do quadrante Leste. No litoral gaúcho é o que traz o “Nordestão”. É vento que vem do mar para terra, o que os surfistas denominam de vento maral. À noite, com tempo seco e aberto, o resfriamento é muito mais acentuado sobre terra. O ar no continente passa a ser mais denso que sobre o mar, então às vezes se opera o movimento contrário e áreas costeiras e do oceano passam a receber o vento vindo de Oeste, o terral.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.