A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que um tornado atravessou na noite de sábado o pequeno município de Barra Bonita, no extremo Oeste de Santa Catarina, deixando uma faixa de destruição na área urbana da localidade.
DEFESA CIVIL
Imagens do radar meteorológico de Chapecó mostraram que as instabilidades avançaram pela fronteira com a Argentina e ganharam intensidade próximo às cidades de São Miguel do Oeste e Barra Bonita, onde houve registro de queda de granizo e a passagem de um tornado.
“Com base nas ocorrências relatadas e em imagens feitas por drone fornecidas pela Coordenadoria Regional de São Miguel do Oeste, foi possível observar um caminho com telhados parcialmente destruídos e árvores tombadas, características condizentes com a ocorrência de tempestades severas, associadas a tornados”, destacou comunicado da Defesa Civil Catarinense.
A MetSul Meteorologia havia alertado no final da última semana que as condições eram muito favoráveis à ocorrência de tornados no Sul do Brasil e tinha destacado que o Oeste de Santa Catarina era um das regiões de maior risco de ocorrências tornádica neste fim de semana.
O tornado deixou ao menos 40 casas danificadas, com destelhamentos e danos estruturais. Em um dos casos mais impressionantes, parte de uma residência foi arrancada pela ventania e caiu sobre uma caminhonete Fiat Strada. Não houve feridos.
Além dos danos às residências, árvores foram arrancadas e postes de energia tombaram. A queda da rede elétrica deixou toda a cidade sem luz durante a madrugada. Pelo menos três ruas seguiram interditadas na manhã de domingo (21) por conta da vegetação derrubada.
O Corpo de Bombeiros atendeu cerca de 30 ocorrências em Barra Bonita. O trabalho concentrou-se no corte emergencial de árvores e na entrega de mais de 200 metros quadrados de lonas para famílias afetadas.
Equipes da Defesa Civil estadual reforçaram a resposta, auxiliando na desobstrução de vias e no levantamento dos prejuízos. A prefeitura avalia decretar situação de emergência.
DEFESA CIVIL
DEFESA CIVIL
Os municípios vizinhos de São Miguel do Oeste e Guaraciaba também registraram problemas relacionados ao temporal, especialmente devido à queda de granizo.
A instabilidade foi provocada pela chegada de uma linha de instabilidade na dianteira de uma frente fria no Sul do Brasil, que encontrou ar quente e úmido em sua dianteira com alta temperatura, favorecendo a formação de nuvens carregadas de tempestade.
O Oeste de Santa Catarina pode voltar a enfrentar chuva forte e temporais nas próximas horas e no começo da segunda-feira com o avanço da frente fria e a aproximação de uma massa de ar frio que encontrará o ar ainda quente e úmido na região.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.