Anúncios

Ciclone extratropical vai se formar entre hoje e amanhã, desencadeando uma onda de tempestades com chuva localmente forte a intensa e temporais de vento e granizo que podem ter como consequências danos, cortes de energia e outros transtornos para a população. O ciclone ainda provocará muito vento e que será intenso na faixa costeira.

Temporais com frentes de rajada devem impactar vários estados devido ao ciclone | ARQUIVO

Vários estados, especialmente do Centro-Sul do Brasil, serão impactados pelo ciclone que vai se formar nesta sexta sobre o Rio Grande do Sul e depois irá para o oceano entre os litorais Norte do Rio Grande do Sul e Sul de Santa Catarina, afastando-se de terra da tarde para a noite amanhã.

Veja a seguir, pelo prognóstico do tempo da MetSul Meteorologia, como a atuação do ciclone extratropical deverá impactar o tempo nesta sexta-feira e durante o fim de semana em vários estados:

Rio Grande do Sul – Esta sexta será o dia mais crítico para chuva forte e temporais, alguns localmente fortes e até severos de vento e granizo. As regiões que mais devem ser afetadas são o Oeste, o Centro e a Metade Norte. O risco de temporais com vendavais e granizo de variado tamanho é especialmente alto no Noroeste e no Norte do estado, onde uma linha de instabilidade com tempestades deve começar a se formar.

Em Porto Alegre, a tendência é de chuva com maiores volumes da tarde para a noite. Os acumulados de chuva devem ficar entre 50 mm e 100 mm entre hoje e amanhã em muitas cidades gaúchas, especialmente da Metade Norte, com acumulados que em alguns pontos podem atingir até 150 mm.

Já os ventos ciclônicos afetarão mais áreas do Leste e o Nordeste gaúcho do meio da tarde para a noite hoje e na primeira metade do sábado. Grande parte do interior terá ventos ciclônicos de 50 km/h a 80 km/h, mas o vento mais intenso atingirá o Centro-Norte da Lagoa dos Patos e arredores, Sul da Área Metropolitana e os Litorais Médio e Norte (Mostardas a Torres). Nestas áreas, rajadas de 80 km/h a 100 km/h com risco de picos acima de 100 km/h. Em Porto Alegre, 70 km/h a 90 km/h na maior parte da cidade, mas pela topografia podem ocorrer rajadas superiores. Mais ao Sul da capital, 90 km/h a 110 km/h.

Santa Catarina – Linha de instabilidade vai avançar por Santa Catarina da tarde para a noite de hoje com tempestades que em alguns pontos podem ser severas com granizo de variado tamanho e fortes a intensos vendavais. O risco de tempo severo é maior no Oeste e no Meio-Oeste catarinense. A chuva pode ser localmente forte a torrencial e em pontos do Sul catarinense pode ficar entre 100 mm e 150 mm de hoje para amanhã.

O campo de vento muito forte do ciclone vai se estender ao Leste de Santa Catarina com rajadas de 70 km/h a 90 km/h, mas que em pontos da costa podem passar de 100 km/h. O vento será mais forte de Florianópolis para o Sul enquanto no Litoral Norte catarinense as rajadas tendem a ser menos intensas. Em Florianópolis, a ilha deve ter muito mais vento com rajadas perto e acima de 100 km/h em pontos mais ao Leste e ao Sul da ilha. Deve ventar ainda muito forte em trechos da Serra com rajadas perto e acima de 100 km/h, como nas áreas de Bom Jardim da Serra e Rancho Queimado.

Paraná – O maior impacto no Paraná será a ocorrência de temporais. Isso porque a linha de instabilidade gerada pelo ciclone vai avançar pelo estado da tarde para a noite de hoje com muitos temporais, alguns fortes a severos. Há possibilidade de granizo com variado tamanho e, especialmente, vendavais que em algumas cidades podem ser muito intenso com danos. O cenário é de atenção na região de Curitiba pelo risco de temporal no final da tarde ou na noite de hoje.

São Paulo – A linha de tempestades do Sul do Brasil vai alcançar com força ainda São Paulo na noite desta sexta-feira e deve ter maior intensidade ao chegar em cidades próximas do Paraná no Oeste e no Vale do Ribeira, no Sul. No decorrer do sábado, a linha se desloca entre a madrugada e de manhã por várias regiões paulistas ainda com chuva localmente forte e temporais que podem trazer vendavais e granizo. No litoral, vento ciclônico pode atingir 60 km/h a 90 km/h em várias cidades da tarde para a noite no sábado com rajadas em alguns pontos perto e/ou acima de 100 km/h. Na cidade de São Paulo, o vento no sábado pode atingir até 70 km/h.

Rio de Janeiro – Depois de um sábado de sol e intenso calor, áreas de instabilidade vão chegar no final do dia ou começo do domingo com rajadas de vento forte e chance de chuva, mas os volumes de precipitação não tendem a ser altos. A temperatura estará muito menor no domingo que na véspera. No interior do estado, não pode ser afastados temporais isolados.

Minas Gerais – A instabilidade que avançará por São Paulo deve atingir entre este sábado e o domingo áreas de Minas Gerais com risco de temporais isolados de chuva forte, vento e granizo. O Sul e o Leste de Minas, em especial, têm risco de tempo severo em pontos isolados.

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – O impacto do ciclone será mais limitado no Centro-Oeste. Áreas de instabilidade associadas ao sistema podem ter chuva e temporais em pontos isolados do Sul do Mato Grosso do Sul no final desta sexta. No sábado, o canal de umidade organizado pelo ciclone na costa induz convecção localizada no decorrer do dia com pancadas de chuva e temporais em ponto isolados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso que devem se estender a Goiás.

Anúncios