Nas próximas horas as pancadas de chuva, em alguns casos com temporais, deverão atingir a maior parte das capitais brasileiras. A tarde desta segunda-feira terá aumento de nuvens gerado pelo aquecimento em grande parte do território nacional. O abafamento estará presente em todas as regiões.
A imagem de satélite atualizada no final da manhã de hoje registra o predomínio de sol na grande maioria das áreas, mas observa-se a presença das nuvens. A nebulosidade é um indicativo da presença do ar úmido que junto ao calor irá produzir nuvens de chuva em muitas áreas.
No Centro Oeste todas as capitais terão potencial para pancadas de chuva a tarde. Poderá chover forte com potencial para raios e rajadas de vento. Nesse sentido em Brasília, no Distrito Federal, as pancadas de chuva tomam conta da cidade entre a tarde e à noite.
As capitais da região tiveram uma manhã de abundante nebulosidade que alternou com algumas aberturas de sol. Como resultado a temperatura a tarde não deverá passar muito de 30°C no Centro Oeste.

Temporal que atingiu Belo Horizonte em novembro de 2022 com granizo e alagamentos. Foto de Rafaela Urbanin/ARQUIVO/METSUL
Modelos projetam o risco de tempestades com potencial para chuva forte e transtornos nas capitais do Sudeste, em especial Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Nesse meio tempo o acumulado de precipitação tende a oscilar entre 30 e 50 mm com risco de alagamentos.
No Nordeste brasileiro as capitais litorâneas, em geral, terão um dia proveitoso de praia. A previsão do tempo é de sol e calor em João Pessoa, Recife e Natal. Simultaneamente em Maceió poderá ocorrer chuva isolada e passageira no fim do dia sem grandes prejuízos. Já em Teresina e São Luís o sol predomina com chuva isolada e passageira. Em Salvador o risco de chuva é pequeno.
Sob o mesmo ponto de vista no Norte todas as capitais têm condições para chuva na tarde e noite desta segunda-feira. A chuva poderá ser forte e volumosa em alguns pontos, sobretudo, de Manaus, Belém e Macapá. O abafamento típico da região predomina.
Por outro lado, no Sul a previsão para hoje está por demais complexa com significativa divergência nas saídas dos modelos atmosféricos. Para Florianópolis e Curitiba há condições para pancadas de chuva isoladas e passageiras da tarde para a noite. Em Porto Alegre o potencial para instabilidade é pequeno hoje com base nos dados atualizados nas últimas horas. Não se descarta alguma situação isolada, mas em geral a tendencia é de uma tarde de sol e nuvens com abafamento.