Porto Alegre terá uma quarta-feira marcada pelo tempo instável. A capital gaúcha terá chuva durante várias horas do dia e que em alguns momentos será moderada a forte com alta probabilidade de raios e trovoadas. Será o dia de tempo mais instável desta semana na capital gaúcha.
Uma área de baixa pressão atmosférica vai avançar do Nordeste gaúcho e cruzará pelo Rio Grande do Sul no decorrer do dia, gerando nuvens carregadas sobre o estado que irão provocar chuva forte e temporais isolados com queda de granizo em diversas cidades gaúchas.
Porto Alegre não vai escapar da forte intensidade. A chuva na capital gaúcha deverá se concentrar principalmente na primeira metade do dia, entre a madrugada e de manhã, com risco de pancadas por vezes fortes e acompanhadas de trovoadas.
A chuva somente da primeira metade do dia pode acumular de 30 mm a 50 mm em vários bairros da cidade, logo há um elevado risco de alagamentos pelo volumes altos em poucas horas, que podem atingir um terço da média do mês inteiro em menos de doze horas.
A instabilidade forte vai se afastar muito rapidamente do Rio Grande do Sul da tarde para a noite, assim a segunda metade da quarta-feira em Porto Alegre terá muitas nuvens para pouca chuva. Com o passar das horas, gradualmente a instabilidade cede e a chuva tende a parar ou se tornar mais intermitente. À noite, muitas nuvens. Qualquer precipitação remanescente no fim do dia, no período noturno, se ocorrer, deve ser na forma de garoa ou chuva leve intermitente.
Será um dia de temperatura agradável e amena, sem frio ou calor, com conforto térmico. A temperatura às 9h da manhã estará ao redor dos 17ºC em Porto Alegre. Durante a tarde os termômetros podem marcar entre 21ºC e 22ºC. Às nove da noite, a projeção é de temperatura ao redor de 18ºC a 19ºC. O vento passa a soprar de Sul à noite, fraco a moderado, o que deve levar a uma nova trajetória temporária de alta do nível do Guaíba.