Anúncios

Sul

A chuva retorna ao Sul do país nesta segunda-feira. Já de manhã ocorrem as primeiras pancadas de chuva entre o Sul e Oeste do Rio Grande do Sul. Chove pela manhã também em pontos de Santa Catarina e do Paraná. Mesmo assim, o sol predomina em grande parte da região e gera forte aquecimento antes da chuva.

O calor combinado ao avanço da instabilidade eleva o risco de temporais isolados com raios, chuva forte, vendavais e granizo da tarde para a noite. A distribuição da precipitação hoje será muito irregular com acumulados altos e baixos dentro de um mesmo município. Na Metade Leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o dia é quente com calor acima de 33ºC em alguns pontos. No Paraná, o calor será mais generalizado.


Sudeste

O tempo fica instável com muitas nuvens desde cedo entre Minas Gerais e o Oeste do Espírito Santo e o Rio de Janeiro. Já chove no turno da manhã em alguns pontos, porém é à tarde que as nuvens de maior desenvolvimento vertical poderão provocar temporais e chuva forte isolada.

A MetSul adverte que pontos do Rio de Janeiro e Minas Gerais têm maior risco de tempestades da tarde para a noite com transtornos como novos alagamentos e potencial para deslizamentos. Pode chover forte, por exemplo, em áreas do Triângulo Mineiro.


A maior cobertura de nuvens em Minas Gerais dificulta o aquecimento e as máximas em grande parte do estado deverão ficar abaixo dos 30°C. Minas Gerais é que deverá ter os maiores acumulados de chuva hoje. Em São Paulo, o sol aparece com nuvens, faz calor e na segunda metade do dia chove em diferentes pontos. Na capital paulista, faz calor com chuva na segunda metade do dia com máxima ao redor de 30°C.

Centro-Oeste

O sol aparece se alternando com períodos de nuvens ao longo desta segunda. Pancadas de chuva a qualquer hora na região. Pode chover forte em alguns pontos com acumulados que poderão somar 50 mm a 75 mm em poucas horas. A distribuição da chuva será irregular com maior potencial de acumulados altos entre Goiás e Mato Grosso. A temperatura sobe mais entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso com máximas ao redor de 32°C. Em Goiás, a temperatura fica mais amena ao redor de 27°C.

Nordeste

A chuva diminui em grande parte da região com previsão de sol e calor intenso, o que deverá auxiliar na recuperação das áreas afetadas pelo aguaceiro na Bahia. O sol predomina em praticamente todo o litoral, do Maranhão até o Sul da Bahia, passando pelos estados de Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Por outro lado, no Oeste da Bahia e em grande parte do Maranhão as nuvens estarão mais presentes com previsão de pancadas de chuva, sobretudo entre a tarde e a noite. As maiores marcas de temperatura deverão ocorrer no Norte da região, especialmente entre Maranhão e Rio Grande do Norte com máximas entre 35ºC e 37°C.

Norte

Muitas nuvens e instabilidade tropical com pancadas de chuva em todos os estados da região, já de manhã em muitos locais e mais generalizadas da tarde para a noite com o aquecimento diurno.

O sol chega a aparecer na maioria das localidades com forte abafamento. Pode chover forte em pontos isolados principalmente do Sul do Amazonas e do Pará, além do Acre. O calor será generalizado com máximas entre 31ºC e 33°C na grande maioria dos municípios.

Anúncios