O que esperar do tempo no Rio de Janeiro nesta semana depois da chuva extrema da sexta-feira e do sábado que deixou acumulados entre 350 mm e 380 mm em pontos das áreas de Angra dos Reis e Petrópolis?

Chuva causou alagamentos e inundações neste fim de semana no Rio de Janeiro | PABLO PORCIUNCULA/AFP/METSUL
A previsão da MetSul Meteorologia indica muito menos instabilidade nos próximos dias no estado do Rio de Janeiro, mas o tempo não chega a firmar na capital e no interior do estado.
Com a menor instabilidade, a semana que começa deve ter períodos de sol e nuvens com muitos períodos de precipitação, mas em alguns momentos ainda deve se esperar chuva.
Esta segunda-feira ainda deve ter muitas nuvens com chance de chuva e garoa em vários pontos do estado do Rio, entretanto já ocorrem momentos de melhoria em que podem ocorrer aberturas de sol.
Nos dias seguintes, o sol aparece com nuvens em meio a períodos de nublado e céu encoberto que podem trazer chuva passageira. A chance de chuva aumenta na quinta, mas sem previsão de volumes excessivos na maioria das áreas.
Na região da Costa Verde, ainda há 331 pessoas desalojadas em Angra dos Reis, cuja prefeitura realiza atendimentos em quatro abrigos. Como as condições do tempo melhoraram, os outros 36 pontos de apoio foram desmobilizados.
Foram registradas seis ocorrências de deslizamentos de terra, seis pontos de alagamento, nove quedas de árvores, além de obstruções de vias. O município decretou estado de emergência, e donativos são aceitos para as famílias atingidas: alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e de limpeza, água, roupas e ração para animais de estimação.
Na Região Serrana, a chuva também diminuiu, e o domingo foi de limpeza e desobstrução das ruas em Petrópolis. Desde sexta-feira, 113 chamados foram abertos pela Defesa Civil municipal, que já conseguiu vistoriar 80 endereços. Dez pontos de apoio receberam famílias que precisaram deixas suas casas e 73 pessoas ainda estavam abrigadas nesses locais.
O excesso de chuva causou interdições em estradas que cruzam as regiões mais afetadas. A BR-116 continuava totalmente interditada neste domingo, na altura do quilômetro 93, em Teresópolis. Já a BR 040 estava parcialmente interditada no sentido Rio de Janeiro, na altura do quilômetro 87, em Petrópolis.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.